A Secretaria de Saúde do município de Amargosa (BA) confirmou a existência de um surto de Covid-19 entre idosos e funcionários da Fazenda Esperança. Segundo a pasta, após o resultado positivo de um funcionário da instituição, foi feita a ampla testagem em todas as pessoas que frequentam o local, e 48 pessoas testaram positivo para o coronavírus, número confirmado no boletim da última sexta-feira, dia 5.
Dos 33 idosos que testaram positivo, 6 apresentam sintomas leves da doença. Os casos que tiveram indicação médica estão sendo medicados de acordo com a necessidade apresentada, e todos continuarão sendo monitorados por 14 dias para avaliação do quadro clínico. Os demais idosos institucionalizados encontram-se assintomáticos. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, todos os idosos institucionalizados já receberam a segunda dose da vacina CoronaVac contra a Covid-19. Com isso, espera-se que eles estejam protegidos da maior gravidade da doença.
Fundada em novembro de 1999, a Fazenda Esperança é um abrigo de idosos administrada pela Associação Beneficente Irmãs Gertrudes (ABIG), instituto sem fins lucrativos com registro no Conselho Municipal de Assistência Social. A Fazenda Esperança está localizada na região do Gentil, Distrito de Diógenes Sampaio, em Amargosa.
Fonte: Tribuna do Recôncavo