Numa projeção para as chuvas para o mês de agosto, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) estima uma precipitação média menor em relação a julho. O órgão chegou a essa conclusão após reunião com pesquisadores do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, órgão vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
De acordo com a Codesal, agosto deve ter uma precipitação média de 133,5 milímetros, abaixo, portanto, dos 254,4 milímetros registrados em julho. A expectativa da prefeitura é que o período com maior concentração das chuvas aconteça até o próximo dia 10. Após isto, o órgão estipula que haja redução gradativa a partir da segunda quinzena, visto que setembro costuma ser mais seco.
A temperatura mínima esperada para agosto é de 19º e a máxima é de 31º. Agosto também registra tradicionalmente a incidência de ventos mais fortes, com até 40km/h. O fenômeno ocorre por conta da Alta Subtropical do Atlântico Sul, que intensifica os ventos e o transporte de umidade para o continente.
Bahia Noticias