A segunda edição da Festa Literária Escolar do Subúrbio Ferroviário (FLESF) acontece de 20 a 23 de novembro, em Salvador, trazendo uma programação diversa que vai do Subúrbio à Ilha de Maré. O evento inclui mesas interativas, exibição de curta-metragem, contação de histórias, poesia, música, sarau, oficinas de RAP e batalhas de rimas. Tudo isso com o objetivo de fortalecer a cena literária e artística local. E o melhor: todas as atividades são gratuitas!
Idealizado pela professora e escritora Jovina Souza, o projeto é realizado em parceria com a Biblioteca Social Afro-Indígena Meninas do Subúrbio, o Coletivo Água da Fonte e o projeto Ori Aiê – Leituroteca. A iniciativa busca aproximar estudantes, professores, famílias e toda a comunidade da literatura e da arte baiana. Afinal, as festas literárias geralmente acontecem nos centros urbanos, longe das comunidades periféricas. ‘Aí fica difícil pra geral participar, né?’, comenta a poeta Dejanira Rainha, uma das coordenadoras do evento.
A FLESF será realizada dentro de escolas periféricas do Subúrbio Ferroviário de Salvador, promovendo encontros entre escritores (as), estudantes, professores e a comunidade. O evento visa aproximar artistas locais da população, fortalecer o diálogo com a cena cultural suburbana e apresentar elementos da cultura baiana, como o samba de roda, a capoeira, o trançado e as oficinas de turbantes, RAP e batalhas de rimas. Todas as atividades estão ancoradas na Lei 10.639/2003, que fortalece a integração entre arte e educação por meio de práticas lúdicas e pedagógicas.
A abertura será na ABECQIM – Associação Beneficente Educacional e Cultural Quilombola de Ilha de Maré, e a programação itinerante passará por diversas escolas, incluindo: Escola Municipal Padre Norberto, ESCOLAB Coutos, Municipal Alto de Coutos e Escola Municipal Francisco de Sande.
Entre os destaques, estão escritores(as), poetas e artistas como Anajara Tavares, Claudio Aguiar, Dejanira Rainha, Geovane Sobrevivente, Jovina Souza, Lucas de Matos, Nini Kemba Náyọ̀, Valdeck Almeida de Jesus e Dandara de Palmares, além dos cantores Urubu X e Edurhapper, entre outros talentos.
A FLESF conta com o apoio da UBESC – União Baiana de Escritores e da revista angolana de Literatura & Arte Òmnira.