Promover a criação e consolidação de Institutos de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, apoiando atividades de pesquisa de alto impacto científico e social em áreas que busquem solucionar problemas estaduais. Esse é o objetivo do Edital Incite 2, lançado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e que vai destinar R$ 43 milhões para financiamento de projetos em 21 áreas estratégicas de atuação, o maior investimento da história da Fundação.
Mudanças Climáticas, Economia circular, Educação básica, Segurança pública, Inteligência artificial e Bioeconomia. Essas são algumas das áreas definidas no novo Edital Incite, todas distribuídas em três eixos temáticos: social, tecnológico e de desenvolvimento sustentável. A ampliação do número de 15 para 21 áreas em comparação a primeira edição do Incite, lançado em 2022 e que contemplou nove propostas, tem o intuito de resolver problemas estruturais em outros diferentes setores do Estado.
Cada projeto poderá pleitear valores até R$ 2 milhões, sendo distribuídos entre infraestrutura, apoio a pesquisa e Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Para serem aprovadas, as propostas submetidas passarão por processo seletivo de três etapas. A primeira delas é eliminatória e consiste na verificação formal da proposta realizada pela equipe técnica da diretoria de Inovação da Fapesb. Os interessados podem acessar o site www.fapesb.ba.gov.br, na aba editais, para obter mais informações.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: Ascom/Secti