A agricultura familiar do Território de Identidade Irecê está mais fortalecida após o governador Rui Costa entregar, simbolicamente, na sexta-feira, dia 10, 372 títulos de terra registrados em cartório, em benefício de agricultores familiares dos municípios de América Dourada, Barra dos Mendes, Cafarnaum, Ipupiara, Irecê , Ibipeba, Ibititá, Lapão, São Gabriel, Gentio do Ouro, Mulungu do Morro e Presidente Dutra.
O ato de entrega dos títulos aconteceu no município de Irecê, durante a inauguração do serviço de hemodinâmica e a autorização da ampliação do hospital regional. Os títulos de terra são resultado da parceria firmada entre a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), unidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território de Irecê, no âmbito do Projeto Bahia Mais Forte, Terra Legal, que conta ainda com a parceria da Associação dos Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba), viabilizando a entrega do título já registrado em cartório.
Com o título em mãos, os agricultores poderão acessar financiamento junto às instituições financeiras e outras políticas públicas que viabilizam melhorias na sua produção, aquisição de insumos ou outros investimentos, além de aquisição de bens duráveis.
“Ter esse título era um sonho que hoje está sendo realizado. Sempre quis tê-lo e não sabia como alcançá-lo. Graças a Deus e ao governador Rui Costa, meu título está em minhas mãos”, comemora Albertina José dos Santos, agricultora familiar da comunidade de Umbuzeiro, em Irecê.
“Esse documento da nossa roça irá servir para vida toda. A visita do governador Rui Costa na nossa cidade é muito importante, ganhei esse valioso presente, o título da minha terra”, disse Rebeca Alves da Silva, da comunidade de Itapicuru, também em Irecê.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SDR/CAR