Não é só à frente das câmeras do cinema norte-americano que alguns atores brasileiros se destacam. Uma jovem brasileira, baiana, nascida em Salvador e criada em Vitória da Conquista, vem se destacando bastante no cenário cinematográfico dos Estados Unidos, também como produtora de filmes.
Nicole Fahel tem 25 anos, e começou a carreira como atriz em 2013, em Salvador. Dois anos antes, havia feito intercâmbio sobre Shakespeare em Stratford, no Canadá. Em 2015 se mudou para Los Angeles, onde cursou atuação na New York Film Academy e em 2017 conseguiu o visto artístico para atuação e produção.
Começou a produzir curtas e iniciou o trabalho como produtora desenvolvendo diversos projetos. Produziu vários curtas premiados, que foram para festivais europeus como Summer with Alicia (2017), The Bus Stop (2018) e Daisy (2016), este que a levou para o Cannes Short Film Corner.
Seu primeiro longa-metragem – Bang Bang! – tem estreia prevista no Brasil para este segundo semestre e foi lançado no último dia 18 de abril, nos Estados Unidos. Dirigido por Nicholas Cunha tem no elenco, nomes conhecidos como Marcelo Serrado e Antônia Morais e também atores norte-americanos, de Salvador e Vitória da Conquista. O longa, que mescla ação e drama, narra a história de cinco adolescentes, Biel, Gabby, Amber, Alice (vivido por Antônia Moraes) e Thomás, que decidem numa noite por diversão, roubar um supermercado. O plano sai errado quando um deles dispara acidentalmente um tiro em Nathan (Marcelo Serrado), funcionário do supermercado. A partir daí, eles decidem levá-lo como refém.
Atualmente Nicole está desenvolvendo três documentários: Passage to America, The Future e Bricks, Concrete and Steel – com o produtor e engenheiro americano Dilip Khatri. Além disso, trabalha em dois longas metragens, com Wagner Santisteban e Victoria Martonne, ambos em português. Em 2018, Nicole abriu uma produtora chamada Pink Mango.
Também está envolvida como Associate Producer no longa metragem americano On Our Way, atualmente em pós produção, que tem no elenco o consagrado ator irlandês, Liam Neeson. Em 2020, foi juíza do Festival Hollyshorts em Los Angeles e é membro do Comitê do Festival Diversity, em Cannes. Agora está começando a trabalhar na Artemis Pictures, com a produtora Siena Oberman.
PRÊMIOS E INDICAÇŌES:
“Hell No”
Cuzco Underground Cinema Festival
Gold Movie Awards – Melhor Curta
“Joan on Her Own”
Houston Comedy Film Festival
New Hope Film Festival
“I Souled My Soul”
IndieX Film Festival
Independent Shorts Awards International Film Festival
Top Shorts Film Festival
“Immigrant Brothers”
Top Indie Film Awards
Gold Movie Awards – Melhor Produtora
US Hollywood International Film Festival
“The Bus Stop”
Top indie film awards
Actors awards, Los angeles – melhor atriz
“Summer with Alicia”
Actors awards, Los angeles – melhor atriz
Actors awards, Los angeles – melhor elenco
Festigious international film festival – melhor curta
Festigious international film festival – melhor atriz
Top indie film awards
“Milk fang”
Direct short online film festival
Top shorts film festival
“Monomania”
Top shorts film festival – melhor suspense
Top shorts film festival – filme do mês
Top shorts film festival – melhor série
Top indie film awards
Los Angeles film awards
Festigious international film festival
Matéria: Carlos Prado/ castilhoemontano