O Museu Nacional do Rio de Janeiro pretende consolidar parcerias com instituições públicas e privadas com o intuito de reconstruir o prédio histórico e conquistar a meta de reabrir uma parte do palácio em 2022 para celebrar o bicentenário da independência do Brasil.
A informação é da reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires de Carvalho.
“Estamos iniciando o projeto Museu Nacional Vive, com esse novo modelo de governança, que pretende atrair novos parceiros visando, em 2022, podermos inaugurar pelo menos uma parte do palácio com exposições que vão festejar o bicentenário da independência brasileira”, afirmou a reitora.
Em setembro de 2018, um incêndio destruiu o Museu Nacional que continha um dos acervos mais importantes do mais com cerca de 20 milhões de peças. O prédio histórico foi moradia da família imperial, no parque da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
Segundo a reitora, em 2020 as áreas administrativa e acadêmica do museu serão reinauguradas com a construção do Campus da Cavalariça. O diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner explicou que o novo campus será construído no terreno de 44 mil metros quadrado, pertecente a União, que já foi destinado para o museu, faltando apenas alguns detalhes burocráticos para consolidar a doação.
Fonte: De acordo com a Agência Brasil, a