Lavar as mãos de forma correta e com frequência, apesar de parecer um hábito simples, se tornou uma das práticas mais importantes no cotidiano das pessoas, sobretudo depois da pandemia do Coronavírus. Sabemos que uma das principais formas da transmissão do vírus Sars-CoV-2 e de outas doenças é o contato das nossas mãos contaminadas com olhos, nariz e boca.
Esta prática tem tanta relevância e tem sido um dos pilares da prevenção e controle das infecções, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu a data de 5 de maio, como Dia Mundial da Higienização das Mãos e realiza campanhas em todo mundo para conscientizar a população da necessidade de manter esse hábito.
É importante observar que existe uma maneira adequada e eficaz de lavar as mãos, como explica a Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unijorge, Danielle Canavarro, que reforça que a limpeza com água e sabão deve ser priorizada e feita de forma detalhada, com a duração de 40 a 60 segundos, utilizando a técnica apropriada.
Antes de iniciar a higienização é necessário retirar todos os adereços (anéis, pulseiras, relógios), depois a pessoa deve molhar as mãos com água corrente e aplicar o sabão cobrindo toda a superfície e em seguida deve esfregar a palma da mão contra o dorso da outra, entrelaçando os dedos. Não podemos esquecer de lavar os dedos e polegares lavando também as polpas digitais e unhas de uma mão contra a outra, friccionando até a altura dos punhos.
Na ausência de água e sabão, o uso do álcool em gel a 70 é também indicado para a higiene das mãos, principalmente quando as pessoas estiverem fora de casa. Ao usar álcool em gel, o indivíduo deve limpar as mãos por 20 a 30 segundos, sempre espalhando bem o produto e atentar para limpar as regiões entre os dedos e ao redor das unhas.
Segundo a coordenadora, o importante é que as pessoas não diminuam o hábito de higienizar as mãos. “Estamos em contato com superfícies o tempo todo, celular, computador, no transporte público e em muitas áreas que podem estar contaminadas por diversos microrganismos, então manter as mãos limpas, bem lavadas é uma forma simples e extremamente eficaz para evitar doenças, e proteger a vida.”
Matéria: Isabela Borges e Cinthya Medeiros/ ATcom