Moradores de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia, registraram peixes mortos e água em tom escuro em trecho do Rio Verruga, próximo à ponte da Rua Nova. Os primeiros casos aconteceram no domingo, dia 05. O rio nasce na Serra do Periperi e desagua no Rio Pardo, em Itambé, município vizinho.
As secretarias do Meio Ambiente das duas cidades estiveram no trecho do rio que corta os municípios e coletaram amostras da água para fazer uma inspeção. As amostras colhidas não apresentaram alteração, mas de acordo com o órgão ambiental de Itambé, os resultados preliminares confirmaram a presença de uma lama densa em um trecho abaixo da Serra do Marçal. O material ainda está sendo analisado.
A suspeita é que a lama esteja partindo da nascente do rio, em Vitória da Conquista, e seguindo o curso até Itambé. Também está sendo analisada a possibilidade de contaminação por esgoto no local. O material coletado foi levado para os laboratórios da Universidade Estadual do Sudoeste (UESB) e pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que foi notificada para fazer a análise em todo o perímetro do rio.
G1/ Bahia