O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará, nesta quinta-feira (28), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (Pnad). Na análise da especialista da Fipecafi, Luciana Machado, os resultados de abril podem mostrar 13,70% de desocupados no país o que, em números, representa quase 15 milhões de brasileiros.
“Houve pacotes emergenciais, mas mesmo assim o aumento no desemprego será grande. É possível que o índice atinja patamares próximos ou ultrapasse a desocupação mais alta da série histórica do Brasil, que foi identificada no primeiro trimestre do ano de 2017”, explica.
Segundo Machado, mesmo diante de uma crise econômica, é possível ponderar alguns pontos positivos, entre eles, a inflação contida e os juros mais baixos, que devem ser usado em favor da própria população e das empresas.
“A inflação é reduzida devido à queda da demanda e ajuda a equilibrar a perda de recursos financeiros que boa parte dos brasileiros terão. Já a queda das taxas de juros reduz o custo médio da dívida pública e, também, pode significar crédito mais barato para as companhias. Um problema, diante disso, é que mesmo com a Taxa Selic em declínio, o crédito ainda não tem favorecido às empresas”, considera.
Juros a zero?
Analisando a possibilidade de os juros serem cortados ao máximo no Brasil, a professora da Fipecafi aponta que é preciso considerar os efeitos de quedas ainda maiores na Selic e que o Banco Central irá analisar este efeito antes de uma posição.“Para que tenhamos juros reais, equivalentes a zero, precisaríamos de uma inflação mais alta e taxa de juros menor. A inflação não deve subir, porque estamos enfrentando um cenário de retração na demanda. Ou seja, está controlada e, com isso, os juros não devem sofrer cortes substanciais neste cenário de pandemia”, alerta.
Investimentos e a alta do dólar
A renda fixa está remunerando menos o investidor e esse cenário já não é de hoje. Para a especialista, isso fez com que houvesse incentivo para que se buscasse produtos mais sofisticados e começasse a se interessar mais sobre renda variável do mercado de ações.“Com a crise da Covid-19, as empresas que estão na bolsa sofreram queda forte de suas cotações e as oscilações são altas, afinal, estamos em um período de muita incerteza e isso se reflete no mercado de capitais do mundo todo. Desvios de preço são oportunidades para os investidores comprarem na baixa e venderem na alta, após a recuperação. Mas para quem optar por entrar no mercado de renda variável agora, é preciso ter paciência para que a retomada ocorra e não investir parte do capital que precise de liquidez. Vai haver oscilações e o retorno no curto prazo pode ser negativo”, explica.
Diante do cenário de incerteza de mercado, investidores tendem a migrar para investimentos e locais mais seguros, o ato é conhecido como flight to quality. O Brasil passa por inseguranças políticas e econômicas, decorrentes da pandemia do coronavírus, esse processo gera uma forte desvalorização da moeda e, consequentemente, eleva o preço da moeda americana.
Luciana considera algumas soluções para manter os investidores.“O Banco Central agora precisa equilibrar as taxas de juros. Se os juros são reduzidos, em meio a períodos incertos, passa a valer mais a pena para o investidor estrangeiro buscar outros mercados que possuem um trade-off melhor entre risco e retorno, ou seja, investir no Brasil se torna menos atrativo e isso impulsiona a alta do dólar”, aponta.
Comércio exterior
Hoje, a China é o principal parceiro comercial da Brasil e grande parte das importações vêm do país. Para Machado, analisando o comércio exterior, a recuperação do Brasil pode ter uma vantagem diante das relações políticas e econômicas com o continente asiático.“Nós exportamos soja em grande quantidade para os chineses e o coronavírus acabou impactando o sistema de negociação. A China era o principal exportador globalmente e em meio à pandemia mundial, o país foi o primeiro a se recuperar, o que o coloca à frente dos outros na retomada econômica. É possível fazer um paralelo dessa retomada se comparada aos cenários pós-guerra, em que o país vencedor se recuperava antes e assumia o posto de liderança na economia mundial”, declara.
Sobre a Fipecafi
A Fipecafi foi fundada em 1974 por professores do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP e atua desde então como órgão de apoio institucional ao departamento. Saiba mais, acessando: http://www.fipecafi.org.
Matéria: Marcio Ribeiro, Maik Uchôa e Bruna Lemes/ NA Comunicação e Marketing


Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay


Foto: Divulgação 
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by NickyPe from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Mariana Guimarães
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: PRF
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Foto: Reprodução/ Vídeo
Image by VSRao from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Elaine Castro
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Imagem de Gerd Altmann do Pixabay
Imagem ilustrativa de Tumisu por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Foto: Djalma Ameida/ CPN
Imagem ilustrativa de Emslichter do Pixabay
Imagem de Cindy Parks do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Vinícius Guimarães
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem de jessica45 por Pixabay
Foto: Letícia Oliveira
Imagem ilustrativa by analogicus from Pixabay
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: PM
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Imagem ilustrativa de Ivana Tomášková por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pixelharvester por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Arquivo | Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Md Sabbir Hossain por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Arquivo Pessoal
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ EBC/ FotosPúblicas
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa de Harald Landsrath do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 

Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de Alexa do Pixabay
Fotos e arte: Divulgação
Imagem de Céline Martin por Pixabay
Imagem de Vishnu R por Pixabay
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Imagem ilustrativa de Michal Křenovský por Pixabay
Imagem de congerdesign por Pixabay
Imagem ilustrativa de ktphotography por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem de David Mark do Pixabay
Foto: Nice Santana