Mais baianos no interior terão acesso gratuito a conteúdos diversos através da TVE e da TV Educa Bahia com a expansão das emissoras públicas baianas. Neste sábado (27) foi a vez de Jeremoabo, município do Território Semiárido Nordeste II, no nordeste baiano, com mais de 41 mil moradores que agora podem assistir à programação das emissoras sintonizando o canal 8.1 da TVE e 8.2 da TV Educa Bahia.

O investimento do Governo do Estado foi de R$161.547,65 e a inauguração contou com a presença do Governador Rui Costa, do Secretário da Educação Jerônimo Rodrigues e do Diretor de Operações do IRDEB, Braulio Ribeiro. Também participaram moradores, estudantes, lideranças locais e parlamentares.

A primeira etapa da expansão do sinal – concluída em 2020 – ampliou a cobertura das emissoras para 10 milhões de baianos nos 27 Territórios de Identidade. Em 2021, está em implantação a segunda etapa de interiorização com novas estações, que além do sinal digital da TVE incluem também o sinal digital da TV Educa Bahia (inaugurada em março de 2021). As novas estações de retransmissão digital estão atualizadas com o que há de mais moderno em termos de tecnologia digital.

As emissoras públicas baianas oferecem aos cidadãos conteúdos para informar, educar e entreter, prestando um serviço público essencial para a população. A TVE mantém uma programação qualificada e diversa para todos os públicos que inclui cultura, educação, saúde, esporte, informação e mantém parcerias com televisões públicas no Brasil e no exterior. A TVE tem a maior programação infantil entre as emissoras, é a Casa do Futebol baiano com a transmissão de todos os campeonatos de nosso Estado, é a grande exibidora de shows de artistas locais e nacionais e ainda é a maior programadora de filmes, séries e documentários baianos.

A TV Educa Bahia é um novo canal de televisão que serve de apoio ao processo de aprendizagem dos estudantes. O canal, lançado em março de 2021, traz conteúdos exclusivos para a Educação, durante as 24 horas por dia, todos os dias da semana. A nova emissora pública é uma iniciativa da Secretaria da Educação da Bahia (SEC) e faz parte de um conjunto de ações complementares implementadas para o retorno do ano letivo após a paralisação em função da pandemia do coronavírus.

A TV Educa Bahia oferece conteúdos para que os estudantes possam em casa assistir a uma programação que contempla os componentes curriculares do Ensino Médio referenciados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As aulas com professores(as) da Rede Estadual que integram o EMITEC (Ensino Médio com Intermediação Tecnológica) são transmitidas ao vivo de segunda a sexta-feira para os estudantes do Ensino Médio.

Pela TV os estudantes têm a possibilidade ainda de acesso a vídeo aulas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Artes, Língua Inglesa, Educação Física, Literatura, Sociologia, Biologia, Redação, Ciências e Língua Espanhola. Além disso, fazem parte da programação as “Lives” da Secretaria da Educação sobre diferentes temas de interesse dos estudantes como o ENEM, para profissionais da educação e até para as famílias dos estudantes.

A TVE e a TV Educa Bahia são vinculadas ao Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), que integra a estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).