O vereador Marcos Mendes (PSOL) protocolou nesta segunda-feira (12) um projeto de indicação ao Executivo para oferecer um programa para fornecimento de hormônios nas unidades de saúde de Salvador a pessoas transgêneras, transexuais, travestis e pessoas não binárias que desejam fazer a reposição hormonal. O parlamentar se reuniu na última semana com o secretário municipal de Saúde (SMS), Léo Prates, para apresentar o texto.
Segundo o titular da pasta, a prefeitura já estuda as maneiras de viabilizar o projeto, caso ele seja aprovado. “Estamos vendo a questão técnica, e depois veremos se há disponibilidade orçamentária”, afirmou Prates.
De acordo com apuração do Bahia Notícias, o secretário se mostrou contente com a ideia, mas ainda não tem como dar prazo para que a prefeitura conclua os estudos, principalmente por ser recém-chegado à pasta – antes, ele pertencia à Secretaria de Promoção da Igualdade e Combate à Pobreza (Sempre).
De acordo com Mendes, médicos que estudam o âmbito da diversidade foram consultados para que o projeto fosse indicado. “A gente demonstrou que isso é umas demandas da população LGBTQ, principalmente a trans e s não binária, que às vezes deixa de receber essa reposição, ou recebe com uma qualidade muito ruim. Por isso fizemos essa solicitação”, explicou.
Reportagem e redação: Bahia Noticias