Os sinos de duas igrejas de Salvador passam a tocar de forma automatizada a partir deste fim de semana, como parte do projeto da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) para incentivar a volta da tradição do badalo simultâneo em templos da cidade. No sábado (19), às 17h, os sinos já restaurados da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, serão entregues à comunidade, assim como os da Igreja da Graça, às 8h de domingo (20).

As cerimônias terão a presença do secretário do Turismo, Fausto Franco, que, em agosto, visitou diversos templos da cidade para verificar as condições das torres e campanários e estimular a realização de campanhas para revitalização dos sinos. “Muitos deles estavam danificados ou sem uso há tempos, então podemos utilizar o recurso moderno da automatização para fazê-los voltar a funcionar, com a ideia de que soem simultaneamente nos horários do meio-dia e das seis da tarde”, afirma o secretário.

Inaugurações

A cerimônia na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos começa às 17h, com a celebração de uma missa e participação da cantora Matilde Charles, interpretando o ‘Hino da África’ e a ‘Ave Maria’. Os dois sinos restaurados irão tocar assim que for rezada a oração do Angelus, de acordo com o padre Jonathan de Jesus. “Antes, o toque desses sinos era manual e ocorria apenas em ocasiões festivas, agora está sendo automatizado para tocar com mais frequência em momentos solenes, além do meio-dia e das 18 horas”, explica o religioso.

Fonte: Ascom/Setur