Projeto para despertar o empreendedorismo foi implementado em escola no Loteamento Sales.
Com o Tema “Liderança Empreendedora nas Escolas do Campo” foi elaborado e implementado com sucesso pela Professora Bruna Maria Vieira da Silva Santana, na Escola Municipal Maria Pessoa Sales, em Santo Antônio de Jesus (BA), um Projeto Pedagógico sob orientação e coordenação da Professora Cleuza Freire, contemplando alunos do 4º ano, visando despertar o Empreendedorismo no Loteamento Sales, onde a escola está localizada, levando em consideração o seu contexto socioeconômico, e a longo prazo o desenvolvimento de uma economia pautada na sustentabilidade.
A iniciativa deste Projeto surgiu de uma Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com o SENAR-AR/BA através do PROGRAMA DESPERTAR, cujo objetivo é a promoção da educação com responsabilidade socioambiental fortalecida no exercício da cidadania. Através de um Concurso a nível estadual com a participação de mais de 60 municípios, o Projeto desenvolvido pela Professora Bruna obteve destaque pela sua relevância pedagógica e social pelo SENAR-AR/BA, concedendo-lhe a premiação.
A Cerimônia de Premiação aconteceu na quinta-feira, dia 16, no Centro de Convenções em Salvador, contemplando a Rede Municipal de Santo Antônio de Jesus em duas categorias: A Experiência Pedagógica – Projeto CAIXA DESIDRATADORA DE ALIMENTOS – Autoria da Professora Bruna Maria Vieira da Silva Santana e a Produção de Vídeo – Autoria do aluno (Agente Despertar) Kalleb Moreira Ramos abordando a Educação Empreendedora nas escolas do campo.
Sobre a conquista desta Premiação, a autora do Projeto, Professora Bruna, expressou o seu contentamento com as seguintes palavras: “Sabemos que a educação perpassa todas as áreas da vida e não seria diferente com a união do agronegócio e o empreendedorismo na sala de aula. Muitos desafios apareceram, mas ao ver o sorriso de cada aluno só fez ratificar o quanto inovar na sala de aula transforma vidas. Sinto uma imensa gratidão a Deus e a todos os envolvidos pela contribuição na formação da identidade cultural e coletividade desses alunos fortalecendo a geração de renda e a mão de obra familiar. RECEBER ESSE PRÊMIO REAFIRMA DENTRO DE MIM QUE O MAIS IMPORTANTE NÃO É O QUE SE FAZ, MAS COMO SE FAZ. O resultado gera reconhecimento, mas o processo gera conhecimento prático e transformador.”
O Projeto foi realizado através de uma sequência didática com a participação e o empenho dos alunos, de seus pais e da comunidade nas diversas atividades voltadas para o despertar do Empreendedorismo na comunidade local através de Roda de conversa, leitura e discussão de texto, exibição de vídeo, socialização de saberes, oficinas, pesquisas, análises, reflexão sobre o uso das redes sociais nesta ação empreendedora, culminando com a produção de alimentos desidratados, posteriormente apresentados ao público em uma Feirinha Empreendedora realizada na Praça Padre Mateus no dia 26 de setembro.
A execução do Projeto ressaltou a importância da valorização da capacidade humana, cidadã e empreendedora dos alunos e da comunidade como um todo, alertando-os também sobre os benefícios da desidratação de frutas e legumes, um processo que retém quase 100% dos nutrientes, reduz o desperdício e inibe o crescimento de bactérias.
A Secretária Municipal de Educação de Santo Antônio de Jesus, Sra. Edileide Castro felicita a Prof.ª Bruna por esta conquista e também ao aluno Kalleb com a seguinte mensagem; “A premiação é uma representação de que os investimentos na educação municipal estão no caminho certo. E aí está o resultado que nos deixa muitos felizes.”
A Equipe do SENAR-AR/BA, a gestora da Escola Maria Pessoa Sales, Marta Kilma, a equipe da Secretaria de Educação, colegas professores, alunos, pais, amigos e toda a comunidade envolvida neste Projeto inovador, sentem-se honrados com esta Premiação concedida a Prof.ª Bruna que faz jus ao seu empenho pelo fortalecimento de vínculos entre escola e comunidade.
Matéria: Maria do Carmo Silva/ Tribuna do Recôncavo.