Conhecida como “Dona Quinha”, dona Maria do Espírito Santo manteve, por anos, na zona rural de Santo Antônio de Jesus (BA), a tradição do benzimento. Os muitos anos atuando no acolhimento a pessoas que iam até seu sítio buscando a cura através das folhas e orações de tradição católica renderam homenagens.

Em novembro de 2021, no Centro Cultural da sua cidade de origem, Dona Quinha foi homenageada pela Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus com a Medalha do poeta simbolista Pedro Kilkerry, que visa destacar pessoas que desempenharam relevante papel para o fomento da Cultura do município.

Em 2016 o repórter e fotografo do Tribuna do Recôncavo, Uanderson Alves, sob direção de Edson Queiroz, foi premiado na Mostra Fotográfica Comunidade em Foco: Diversos Olhares realizado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFBA pelo registro da imagem de Dona Quinha. Maria do Espírito Santo traduz a resistência de um grupo desvalorizado na sociedade, atuando com base em conhecimentos no empirismo informal e adquirido de forma tradicional de geração para geração.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Metro1