O ano de 2019 é de poucos feriados prolongados e quem vai aproveitar as raras opções já pode se programar para a próxima oportunidade, a Semana Santa. De 19 a 21 de abril, quem escolher Salvador para descansar poderá passear pelo Centro Histórico revitalizado.
A região que abriga diversos imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem recebidos investimentos para recuperação de monumentos tradicionais e de mais de 300 ruas, entre elas a Rua Chile, primeira rua do Brasil e importante trecho para visitação dos turistas. É nesta rua que está localizado num prédio histórico o primeiro hotel de luxo da Bahia, o Fera Palace Hotel.
MUSEUS
Outro ponto digno de visita no Centro Histórico da capital é a Praça Tomé de Souza, onde está o Elevador Lacerda e o imponente Palácio Rio Branco, que abriga o Memorial dos Governadores da Bahia.
Outros museus importantes espalham-se pelo Centro Histórico: Tempostal (postais, fotografias e estampas históricos), Abelardo Rodrigues (peças de arte sacra), Udo Knoff (azulejaria e cerâmica), Eugênio Teixeira Leal (moedas e medalhas), da Misericórdia (móveis, pinturas, azulejos portugueses, etc), da Cidade (acervo diversificado), Casa do Carnaval, Museu de Arte Sacra e Museu de Arte Moderna.
IGREJAS
O circuito das catedrais, com alguns dos templos mais antigos e importantes de Salvador – chama a atenção e muitos foram restaurados recentemente. Na Praça do Terreiro, à esquerda, destaca-se o estilo maneirista da Catedral Basílica.
Do outro lado, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, a Igreja de São Francisco é uma das paradas obrigatórias dos turistas em Salvador, com sua fachada barroca e o interior folheado a ouro.
Mais abaixo, já descendo o Largo do Pelourinho, a também reformada Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos chama a atenção pela fachada em estilo rococó e as torres com terminação em bulbo.
ASCOM