A produção da agricultura familiar da Associação Beneficente da Comunidade Bacias, no município de Rio Real, território Litoral Norte e Agreste Baiano, está mais verde e saudável com a primeira colheita de hortaliças. Além de serem utilizadas para o consumo próprio, garantindo segurança alimentar e nutricional, as 27 famílias, de agricultores e agricultoras familiares da comunidade Bacias, já estão de olho na venda do excedente na feira livre local.
O avanço na produção é comentado pela agricultora familiar Joanalice dos Santos. “Hoje, nós temos conhecimento de como é feita uma horta e que agora poderemos ter uma renda extra e oferecer produtos de qualidade sem usar agrotóxicos.”
Os investimentos de mais de R$ 56 mil são realizados pelo Estado da Bahia, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. Os recursos desse convênio foram direcionados à estruturação da produção agroecológica e para promover circuitos curtos de comercialização, além da entrega de insumos como mudas, sementes, pá, enxada, tela sombrite, kit jardinagem, kit feirante e sistema de irrigação.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SDR/CAR