A trajetória dos negros no Brasil e os preconceitos sofridos criam o pano de fundo para o projeto Preto em Movimento na Caixa Cultural, que estreou na quinta-feira, 19 de outubro. O formato é de três espetáculos, interligados pelos fatos e reflexões, que une dramaturgia e ativismo; uma oficina que compartilha processos de construção de personagens pretas; e o lançamento de um livro que expõe situações cotidianas de violência do povo preto, intercalado com a poesia e a beleza deste mesmo povo.
As primeiras apresentações em Salvador foram do espetáculo En(cruz)ilhada, no dia 19 de outubro, seguido de duas sessões de Nas Encruza, dias 21 e 22. A última montagem é Escarro Início, dias 27 e 28, sempre às 20h. Leno Sacramento investe sua interpretação numa estratégia de militância antirracista. Nas apresentações dos dias 19, 21 e 27 de outubro, teremos tradução em libras para o público com deficiência auditiva, e bate-papo com o público ao término do espetáculo. O projeto também é formado pela Oficina Preto Teatrando, que acontece no dia 29 de outubro, das 14h às 16h.
A oficina de teatro Preto Teatrando movimenta os discursos internos de uma população negra que tem muito a dizer. Como integrante do Bando de Teatro Olodum, Leno traz o legado do grupo de construir personagens e desenvolver as relações entre eles para a construção de uma narrativa (espetáculo), e este é o ponto de partida do trabalho, que une a experiência de Leno, como ator e diretor, para sistematizar o que vai ser estimulado e levado para a cena. Os interessados podem se inscrever no email [email protected]
O Artista – Trajetória
O artista Leno Sacramento acaba de ser indicado ao Prêmio Braskem (2023) como melhor diretor pelo Espetáculo 2 de Julho – a resistência cabocla (A direção do espetáculo é composta também por Cassia Valle e Valdinéia Soriano). No mesmo período da estreia na Caixa Cultural, o artista estreia no filme Ó pai ó 2 nos cinemas de todo o Brasil. Integrante do Bando de Teatro Olodum desde o seu início (1990), e faz parte de todos os elencos de espetáculo de repertório (Cabaré da Rrrrrraça, Bença, Dô, Erê, dentre outros). O artista também traz na sua trajetória outras participações no universo cinematográfico, como Ó pai ó (2007 – Direção de Monique Gardenberg), Jardim das Flores Sagradas (2011 – Direção de Pola Ribeiro), Besouro (2009 – Direção João Daniel Tikhomiroff) e Cidade Baixa (2005 – Direção Sérgio Machado), dentre outros.
Ficha Técnica
Preto em Movimento na Caixa Cultural
Coordenação de Produção – Luciene Brito
Produção Executiva – Luciene Brito e Leno Sacramento
Administração – Fernanda Paquelet
Assessoria de Imprensa – Eduardo Scaldaferri
Designer – Altair Passos
Espetáculos:
En(Cruz)Ilhada / Nas Encruza / Escarro Início
Direção – Leno Sacramento e Roquildes Júnior
Texto e Atuação – Leno Sacramento
Trilha Sonora – Júnior Brito
Iluminação – Marcos Dedê e Fernanda Paquelet
Músicos – Léo Lima (Guitarra) e Vinas Kabeça (Bateria)
Figurino – Agamenon de Abreu
Pintura no Figurino – Marcos Costa
Costureira – Saraí Reis
Tradução em Libras – Eurides Nascimento (Libras Mais AfroDiversa)
Serviço
Espetáculos:
En(cruz)ilhada – 19/10.
Nas Encruza – 21 e 22/10
Escarro Início – 27 e 28/10
Horário: 20h
Onde: Caixa Cultural de Salvador
Classificação: 14 anos +
Ingressos 30 inteira 15 meia
Oficina Preto Teatrando:
4 aulas – 14 às 16h + a mostra resultado da oficina Oficinas
Dias 26, 27, 28 e 29
Dia 4: 29/10 (Domingo)
Entrada gratuita
Onde: Caixa Cultural de Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)
Inscrições: [email protected]
Classificação 14 anos
Texto: Eduardo Scaldaferri.