Trinta e nove candidatos aprovados em concurso público da Polícia Civil da Bahia, realizado em 1997, foram convocadas na segunda-feira, dia 21, para começar a trabalhar. Os novos servidores irão ocupar os cargos de investigadores e escrivães de polícia, em delegacias na capital e no interior. Deste total de novos policiais, 23 farão parte de unidades em Salvador e outros 16 no interior baiano.
Como o certame foi realizado há 24 anos, alguns dos novos policiais convocados ultrapassam os 60 anos de idade. Em contato com a Polícia Civil, para saber o motivo desses novos profissionais só terem sido designados 24 anos após o concurso, a redação foi instruído a acionar a Secretaria da Administração (Saeb). A reportagem entrou em contato com o órgão e aguarda resposta. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o mais velho da turma tem 68 anos de idade.
Ademar da Silva Filho, que será lotado na 2ª Delegacia Territorial (DT), no bairro da Liberdade, afirmou que atuou como segurança nos anos 90, quando participou da seleção, e só agora foi convocado para atuar. Outro novo servidor com mais de 60 anos é técnico de enfermagem, atuava como fuzileiro naval e também irá reforçar o quadro da polícia baiana. Rui da Silva Gomes tem 62 anos e é técnico de enfermagem e será lotado na 33ª DT, em Monte Gordo, na região metropolitana de Salvador.
Os novos policiais foram distribuídos para atuar na 2ª DT (Liberdade), 3ª DT (Bonfim), 6ª DT (Brotas), 8ª DT (CIA), 10ª DT (Pau da Lima), 13ª DT (Cajazeiras), 28ª DT (Nordeste de Amaralina), Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos, Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc), em Salvador, além das DT Alagoinhas, DT Tanque Novo, DT Senhor do Bonfim, DT Campo Formoso, DT de Juazeiro, DT de Ruy Barbosa, DT de Seabra, DT de Serrinha, DT de Ruy Barbosa, DT de Itaberaba e Deam de Porto Seguro, no interior do estado.
G1/ Bahia