Circula nas redes sociais a informação de que o município de Teofilândia, na Bahia, teria enviado um ônibus com pessoas em situação de rua para Florianópolis, em Santa Catarina. A informação é falsa. O Ministério Público de Santa Catarina e a Polícia Civil do estado apuraram irregularidades no transporte clandestino, mas descartaram que passageiros fossem pessoas em situação de rua.
O que estão dizendo?
Uma das publicações enganosas no Telegram afirma que o Ministério Público de Santa Catarina “identificou que o interior da Bahia está recolhendo mendigos de ruas e levando de ônibus fretado para Florianópolis”. As postagens citam que um ônibus teria saído de Teofilândia (BA) para Florianópolis (SC) e utilizam o link ou uma captura de tela de uma matéria do site NSC Total.
Na rede social X, antigo Twitter, algumas publicações utilizam a foto do prefeito baiano Higo Moura (Republicanos) vestido com uma camisa de apoio ao presidente Lula da época da eleição presidencial. “Achei que o PT gostava dos pobres! Parece que nem tanto”, diz um dos posts. Várias postagens levantam a ideia de que políticos do Partido dos Trabalhadores estariam com essa iniciativa para “sabotar” governos do Sul do país.
O caso mencionado aconteceu em janeiro de 2024, quando um ônibus foi observado pela Guarda Municipal de Florianópolis realizando o desembarque em local irregular. A Polícia Militar de Santa Catarina confirmou que uma equipe foi acionada para dar apoio à abordagem. Com a repercussão, o Ministério Público e a Polícia Civil de Santa Catarina iniciaram as apurações. Ao Nordeste Sem Fake, os órgãos esclareceram o caso.
O inquérito da Polícia Civil de Santa Catarina não foi concluído ainda, mas já apurou por meio da Delegacia de Combate ao Crime Organizado que as pessoas envolvidas no caso mencionado não vivem em situação de rua.
A delegada Carolina Surita Wojahn informou que, na verdade, o que está em investigação é a irregularidade do transporte que colocou os passageiros em situação de vulnerabilidade durante o percurso. “Uma cópia do inquérito será encaminhada à ANTT para as providências administrativas cabíveis”, acrescentou por meio da assessoria de Comunicação.
A 30ª Promotoria de Justiça da Capital, de Santa Catarina, disse que “está apurando a vinda de pessoas para Florianópolis em suposta situação de vulnerabilidade” e que falta apenas “ouvir a ANTT a respeito da regularidade do ônibus, da empresa e do motorista”. O que está em questão, de acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, é a vulnerabilidade dos passageiros durante a viagem e não a condição social deles.
“Essas pessoas estavam em situação de vulnerabilidade em função do trajeto que foi percorrido de forma irregular. E o que consta, de acordo com o Promotor de Justiça Daniel Paladino, é que não teria sido somente uma viagem, mas possivelmente um trajeto irregular que era feito toda semana, da Bahia para Santa Catarina”, informou o MP por meio de nota.
Apesar do título enganoso de um dos sites que divulgaram as informações sobre o caso, de que os 44 passageiros fossem pessoas em situação de rua, o texto não informa qual fonte teria dado a declaração, mas apenas citações do promotor Daniel Paladino sobre a investigação. O Nordeste Sem Fake questionou por e-mail a redação de um dos sites sobre a informação do título da matéria, mas até o fechamento desta reportagem não obteve retorno.
Reportagem: Lucas Maia e Thiago Aquino | Edição: Nordeste Sem Fake.


Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil


Divulgação 
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Foto; André Fofano
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Alan Santos/ PR
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto_Tiago_Dantas_Seagri_BA
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Rebeca Falcão/ Seagri - BA
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Angelo Esslinger por Pixabay
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto: Pe. Edézio de Jesus Ribeiro
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Video
Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de Anemone123 por Pixabay
Foto: Eduardo Andrade/AscomSDE
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Divulgação
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Divulgação
Image by Юрий Урбан from Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Image by StockSnap from Pixabay
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Foto - André Frutuoso
Divulgação
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Crédito da foto: Jonas Souza
Image by Jean Pierre Llanos Garcia from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Foto: Reprodução/ Video
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Fabiano Pereira 2025
Foto: Cleomário Alves- SJDHBA
Foto: Douglas Amaral
Na foto, Ana Flávia | Arquivo Pessoal
Divulgação
Reprodução
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Arquivo Pessoal
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Vitória Marinho
Ministro Frederico de Siqueira Filho (à esq.), FOTO: Peter Neylon/MCom
Foto: Reprodução/ Video
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de macrovector no Freepik
Imagem de Pexels por Pixabay
Foto: @amaral.d7
Imagem de Cindy Parks por Pixabay
Foto:
Luciano Almeida
Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa de Ray_Shrewsberry por Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Juraj Varga do Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Video
Foto: Renato Santana
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Divulgação
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Video - G1