As ações preferidas pelos investidores no mês de fevereiro mostram, mais uma vez, a tendência de investimentos em empresas do exterior, de acordo com o estudo Big Data Smartbrain.
Em fevereiro, as 3 ações mais investidas foram BDRs. Em primeiro lugar, novamente o BDR da Meta – Facebook (FBOK34), que acabou fechando o mês com queda de -34,92%. Na segunda posição, o BDR do Alibaba Group (BABA34) pelo segundo mês consecutivo, que fechou o mês com rentabilidade de -16,67%. E em 3º lugar no ranking, pela primeira vez o BDR da Amazon (AMZO34), com -0,57 no mês. É importante destacar que apesar da Bolsa ter fechado em alta no mês (+0,89%), principalmente impulsionada pelas empresas ligadas às commodities, as ações fecharam em baixa e os BDRs, em específico, ainda foram impulsionados para baixo em função de queda do dólar frente ao real.
O Big Data Smartbrain, que analisa mais de 300 mil extratos e consolida mais de R$200 bilhões de reais, revela as 10 ações que foram mais compradas ao longo do mês de janeiro. A tabela é influenciada pelo contexto do mercado e pelo comportamento dos investidores no mês e, como em sua grande maioria, esses investidores são assessorados por profissionais, acaba refletindo também suas principais recomendações.
Ranking das ações mais investidas em Fevereiro/2022:
No mês de fevereiro, tivemos ainda duas ações estreantes no ranking: o BDR da Verizon (VERZ34) em quarto lugar, com rentabilidade de -1,41% no mês e RANI3, em nono, com rentabilidade de -5,14%.
Podemos observar no ranking de fevereiro que quase todas as ações tiveram rentabilidade negativa, exceto a VALE3 e PETR4, com 14,11% e 5,1% no mês consecutivamente. A WEGE3 caiu -7,94% em sexto lugar, EGIE3 em sétimo com queda de -0,13% e Bradesco (BBDC4) com -10,68%.
O cenário do mercado
Em fevereiro, o Ibovespa fechou em alta de 0,89% e acumula alta de 7,93% no ano. A Taxa Selic segue em 10,75%.
O dólar comercial teve queda acumulada de 2,82% em fevereiro, cotado a R$ 5,15, sendo o quarto mês de baixas com um declínio de 8,61% no total do período.
Matéria: Felipe Gueller/ vcrpbrasil
Fonte: Smartbrain