A Associação de Mulheres da Cajazeira Semente do Amanhã convida a todos para participar do evento “O Panorama Artístico Mulher e Capoeira – Empoderamento e resistência através da CAPOEIRA”, a ser realizado nestas quinta e sexta-feira, dias 29 e 30, no centro de Abastecimento de Mutuípe, no Vale do Jiquiriça.
O evento contará com a presença de Associações de Capoeira, grupos, artistas, beneficiários assistidos da agricultura familiar, Escolas, universidades do Território do Vale do Jiquriçá e Recôncavo. Além fortalecer, potencializar as formas de enfrentamento a violência contra mulher em diversos aspectos, o evento enfatizará o cenário patrimonial cultural da Bahia – A capoeira e seus processos históricos.
Serão dois dias de programação pautada na temática central, através de palestras, oficina de instrumento musical de capoeira, roda feminina de capoeira, apresentações artísticas culturais; samba de roda, Maculêlê, recital, dança, além da Feira cultural que traz como proposito central a busca por autonomia através da economia solidaria sustentável e criativa.
Sobre o projeto
O Projeto PANORÊ é uma iniciativa que visa enfrentar o paradigma desfavorável às mulheres no âmbito da capoeira, a partir do reconhecimento do papel das mestras na formação de capoeiristas, preservação do patrimônio cultural e combate às discriminações e preconceitos nas rodas e exercício do ofício.
O Panorama Artístico Mulher e Capoeira (PANORÊ) tem a finalidade de contribuir para a promoção dos direitos das mulheres, além de promover a premiação Maria Felipa à mulheres que se destacam pela luta nesse enfrentamento. Trata-se de um projeto de suma importância para as mulheres praticantes de capoeira, atende o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres uma proposta inovadora no âmbito do edital Março Mulher da SPM.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM