Entrou em cartaz na noite desta última sexta-feira (5), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), na Avenida Contorno, em Salvador, a exposição Imaginária do artista plástico, fotógrafo e pintor internacional Vik Muniz. São 20 telas que revisitam a arte sacra e foram criadas a partir de milhares de recortes de catálogos de exposições, que resultam nas imagens de Jesus Cristo, São Miguel Arcanjo, São Pedro, Nossa Senhora, entre outros santos.
“Essa obra foi feita para salvar uma creche que fica a 150 metros da minha casa, que atende a 500 crianças da favela do Vidigal, Rocinha e Parque da Cidade, no Rio de Janeiro. Ela estava para fechar. Eu já havia feito algumas obras com santos. E como o contexto de galerias de arte comercial e museus não se interessam, eu propus fazer essa exposição na creche. Foi uma coisa muito fortuita porque nós não só conseguimos salvar a creche com a venda das obras, como teve uma repercussão enorme no Rio de Janeiro e agora a exposição está viajando”, contou Vik Muniz durante a abertura da exposição.
A exposição, que já passou por São Paulo e Tókio, no Japão, e está em cartaz, simultaneamente, em Salvador e Avignon na França, segue aberta ao público até 31 de agosto, das 13h às 18h, de terça a sábado.
“Quando houve a possibilidade de vir a Salvador para mim foi uma alegria muito grande. É um assunto que fala tanto com a cidade, que é um lugar de fé. Mesmo se as pessoas não se interessam por arte contemporânea, elas vão ter uma relação muito próxima com o assunto”, acrescentou o artista.
Foto: Fernando Vivas/ GOVBA
A exposição é uma realização do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), autarquia da Secretaria de Cultura (Secult).
“A proposta do Governo do Estado através da Secult e dos museus, é que a gente possa cada vez mais inserir a Bahia nesse cenário da arte internacional. Eu acho que junto com a entrega que vamos fazer do MAM no próximo dia 11, o equipamento se qualifica para receber essas obras e outras exposições”, declarou o diretor geral do Ipac, João Carlos Oliveira.
A abertura da exposição contou com a presença da secretária de Cultura, Arany Santana e de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira. O público presente aprovou a mostra.
“Sou educadora e, enquanto tal, fico impressionada com a arte e o quanto ela toca nosso coração. Ver todas essas imagens e a mistura de figuras, de cores, de objetivos, termina nos tocando, nos emocionando”, contou a professora Lucineia Santos.
Editado por Tribuna do Recôncavo | Reportagem: Lina Magali/ Secult

Foto: Fernando Vivas/ GOVBA
Foto: Fernando Vivas/ GOVBA 



Reprodução/ Video
Divulgação
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Eliane Xavier
Foto: André Frutuôso
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: André Fofano
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Na foto, Valmir e Emerson | Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Divulgação
Imagem Ilustrativa de sipa por Pixabay
Adaptação: tribuna do Recôncavo
Foto: Matheus Veríssimo-SepromiBa
Image by Gerd Altmann from Pixabay
Image by PDPhotos from Pixabay
Imagem: Reprodução/Instagram @zecocaoficial
Imagem de Arek Socha por Pixabay
Imagem de
Fonte/Crédito
Douglas Amaral
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Arquivo Pessoal
Montagem: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Edílson Rodrigues/ Agência Senado
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Video
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Reprodução - Video
Imagem de
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Blog do Valente
Foto: Leonardo Rattes Saúde GovBA
Nas fotos, Mariana e Ivan - Arquivo Pessoal
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Ascom Câmara SAJ
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de StockSnap por Pixabay
Imagem Ilustrativa de HeungSoon por Pixabay
Foto: EOS
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Imagem de Pexels por Pixabay
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by VSRao from Pixabay
Foto: PC
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Tau Tourinho
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Gundula Vogel from Pixabay
Imagem de
Video
Foto: Douglas Amaral
Foto: Enzo Britto | ASCOM FFC
Imagem por jeferrb do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: PM
Foto: João Valadares
Foto: PM
Arquivo Pessoal
Reprodução
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa - Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa - Tribuna do Recôncavo
Reprodução
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Imagem Ilustrativa | Foto: Pedro Moraes/ GOVBA
Laureados em 2025: (da esq. para a dir.: Thieres George Freire da Silva, Elizângela Aparecida dos Santos, Ygor Jessé Ramos e Dzoodzo Baniwa) - Crédito da foto: Keine Andrade