Vitória da Conquista não poderia oferecer atendimento adequado para pacientes com câncer, porque a cidade não contava com centro especializado no tratamento do câncer. Moradores do município e da região sudoeste tinham que buscar tratamento em Salvador ou Itabuna.
Atualmente, Vitória da Conquista conta com duas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, que ficam nos hospitais. Com isso a cidade é considerada um polo de atendimento à saúde no interior do estado, onde são atendidas pessoas de 77 municípios diferentes.
O diretor-técnico da Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia de Vitória da Conquista), José Ernesto de Oliveira, falou sobre a importância da cidade oferecer o tratamento na região. “Temos um público que ao longo de anos estava reprimido deste tipo de tratamento. Não só por ter que ir a Salvador, mas por todo um ônus que havia para esse pessoal. Não era só o gasto para estar em Salvador, mas gastar em hospedagem e gastar com o próprio tratamento em si. Hoje em Vitória da Conquista temos pacientes que se distanciam a mil quilômetros e estão inseridos em nosso contexto de Unacon”, ponderou.
Fonte: G1 | Redação: Bahia Noticias