Ex-ministro da Fazenda e atual chefe da pasta e do Planejamento no Estado de São Paulo, Henrique Meirelles afirmou que a economia do Brasil pode sofrer grave abalo com a pandemia do novo coronavírus. Para ele, a situação pode se assemelhar ou ser até mesmo pior do que em 1929, quando a economia mundial entrou em colapso e tem como marco referencial a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque.
“Aquela quebra da bolsa americana, a grande depressão, foi uma coisa brutal, mas temos números de alguns países que podem se aproximar disso ou superar. É o caso dos EUA, há uma previsão de taxa de desemprego de pouco menos de 4% e estava indo a 20% na verdade. Um aumento brutal. Isso mostra que pode chegar lá. Temos de fato um problema gravíssimo. […] É possível que seja algo igual ou pior que a depressão de 29, mas não é o que se prevê no momento. Mas pode piorar”, apontou, em entrevista.
Meirelles afirmou, no entanto, que a crise não é causada pela quarentena, mas, sim, pela pandemia. Ele cita o exemplo da Suécia, que demorou de aderir ao isolamento, mas prevê uma queda brusca do Produto Interno Bruto (PIB). “A suécia tem um padrão de vida altíssimo, onde as pessoas moram muito bem, não têm comunidades, moram em cômodos grandes, em espaços separados e não têm famílias grandes, em alto padrão de vida. A autoridade sanitária da Suécia disse que é diferente, que o sueco tem discernimento e que cada um faria o que bem entender. A doença cresceu, cresceu muito e isso gerou impacto, a população ficou com medo. A previsão de queda do PIB sueco é de 12%. É brutal, sem quarentena e nem nada, só pandemia. A média da Europa, mesmo com Itália no meio, é de 7 a 7,5% de queda. Isso mostra que esse dilema de economia versus pandemia não existe. No primeiro momento sim, se avalia que fazendo a quarentena piora a economia. Mas em um segundo momento, a pandemia vai piorar, isto é que o que causa crise é a pandemia e não as medidas de combate”, analisou.
Redação: Metro1 | Reportagem: Rádio Metrópole




Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia 
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Arquivo Pessoal
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Vitória Marinho
Ministro Frederico de Siqueira Filho (à esq.), FOTO: Peter Neylon/MCom
Foto: Reprodução/ Video
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de macrovector no Freepik
Imagem de Pexels por Pixabay
Foto: @amaral.d7
Imagem de Cindy Parks por Pixabay
Foto:
Luciano Almeida
Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa de Ray_Shrewsberry por Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Juraj Varga do Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Video
Foto: Renato Santana
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Divulgação
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Video - G1
Video
Foto: Antônio Augusto/ Secom/ TSE
Crédito da foto: @daniloandrefilmes @workvisuals-17
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
O fundo opera como um seguro para investimentos e depósitos no sistema bancário brasileiro. Caso uma instituição financeira seja encerrada, ele garante até R$ 250 mil investido, por cliente, em cada entidade.
Arquivo Pessoal
Foto: Fred Pontes
Foto: Divulgação
Foto: Wuiga Rubini/Ascom GovBa
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil 

Foto: Fred Pontes
Arquivo Pessoal
Internauta do Tribuna do Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem de x3 por Pixabay
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Lucas Rosário/Ascom SecultBA
Foto: Reprodução/ Video
Foto: PC
Foto: Carolina Passo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Otávio Santos
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Hillary Fonseca - Ascom CES-BA
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de slightly_different por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: PC
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: PC
Foto: Fred Pontes
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Bianca Fraga
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Luciano Almeida
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Gabriel Cunha
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Eliene e Ditinho | Foto: Divulgação
Foto: Carol Sebastião
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida