Justiça é o que esperam os familiares de vítimas e os sobreviventes da tragédia de 27 de janeiro de 2013, na Boate Kiss. A dolorida espera pela responsabilização dos envolvidos no incêndio esbarra em um novo obstáculo: o julgamento de um recurso que pode anular o júri que condenou quatro pessoas. Um grupo de pais e sobreviventes voltam a Brasília para clamar às Cortes uma chance de viver seu luto.
O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, recebeu cinco representantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, que falam em nome de todos aqueles que perderam alguém naquela noite de sábado, para prestar apoio e dar voz aos clamores. “Essas pessoas merecem todo o nosso respeito e terão da parte da Secom e do Governo Federal, a mais absoluta solidariedade e apoio e espaço por sua luta pela justiça”, disse.
Dez anos à espera de um desfecho do caso na Justiça, Marilene dos Santos luta para que o Brasil não vivencie outro desastre como o de Santa Maria. “A gente vai morrendo um pouquinho por dia, mas eu disse para mim mesma que enquanto eu tiver força, eu vou lutar por justiça; pelos jovens de hoje que saem de casa para que consigam voltar; e para que outras mães não sofram o que nós estamos sofrendo”.
Marilene é mãe de Nathiele dos Santos, que não conseguiu sair da boate a tempo. “Ela trabalhou até 11h da noite, chegou em casa, tomou um banho e saiu para a boate e não voltou mais. Foi tirada lá de dentro em um caminhão frigorífico e jogada em uma lona preta como se fosse um animal. Isso é dolorido demais, ainda mais sabendo que estamos em uma luta por justiça e não conseguimos nada”, relata a mãe que busca o direito de viver o seu luto.
Dividindo a mesma dor, Ligiane Righi, mãe de Adrielli Righi, também está em Brasília reivindicando às Cortes a responsabilização dos envolvidos. “Tem muitas pessoas que pedem para que a gente vire a página, esquecer. Mas só quem viveu aquele domingo, sabe e nós não queremos que ninguém mais sinta na pele o que a gente sentiu. Então, essa luta é para não cair no esquecimento, para que nenhum pai ou mãe passe pelo mesmo que nós”, diz.
Adrielli estava na Boate Kiss comemorando seu aniversário, que para mãe parecia ser um programa prudente. “Quando minha filha entrou naquela boate, ela acreditava estar segura. A nossa preocupação era a insegurança das ruas, mas foi provado que se pode estar inseguro em qualquer lugar, por causa da negligência e ganância. Eu sempre falo que a vida da minha filha não foi em vão, e a gente espera que a morte não seja”, afirma Ligiane.
CORTES SUPERIORES — O Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF) vão julgar recursos apresentados pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul que pedem a manutenção das penas dos quatro condenados pelo incêndio.
A Justiça estadual, em agosto de 2022, anulou o julgamento ocorrido em dezembro de 2021, no qual responsabilizou dois sócios da boate, um produtor musical e o vocalista da banda, que manuseou os fogos de artifício na noite da tragédia.
Por esta razão, o grupo de familiares e vítimas está na capital federal para pressionar as autoridades em busca de justiça. Kelen Ferreira, que teve 18% do corpo queimado e o pé direito amputado, pede pela condenação dos responsáveis, que hoje estão soltos.
“Estamos aqui em Brasília, alguns pais e eu, como sobrevivente, para pedir que o julgamento deste recurso ocorra o mais rápido possível. Já esperamos tempo demais, são 10 anos que aguardamos sem ter respostas. É muito dolorido que as famílias não conseguem viver o seu luto em paz”, diz.
Ligiane Righi acredita que manter a condenação é o mínimo que o Estado pode fazer pelas vítimas. “Estamos na frente do STJ clamando para que não aceitem o recurso para anulação do júri, a gente pede que tenha prioridade. É o mínimo que a gente espera para poder encerrar esse ciclo e poder viver, finalmente, o nosso luto é que os quatro que foram julgados sejam responsabilizados, de fato, para dar o exemplo e fazer com que as pessoas voltem a acreditar na justiça”.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
ASSISTA OS RELATOS:
Ver essa foto no Instagram


Na foto, Kelen Ferreira | Crédito: Reprodução/ Video


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay 
Foto: Marcelo Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Reprodução
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Ítalo Borges
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Alberto Maraux / SSP-BA
Imagem ilustrativa de Joyce Campos por Pixabay
Imagem de Gabriel Alva do Pixabay
BR-101 em SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Divulgação
Image by VSRao from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Imagem de Oleg Mityukhin por Pixabay
Foto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Divulgação
Imagem de Jason Taix do Pixabay
Video
Imagem de gonghuimin468 do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Fofano
Reprodução
Reprodução
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem de Photo Mix por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Firmbee from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Imagem Ilustrativa by Paul Brennan from Pixabay
Video
Imagem de Wilhan José Gomes wjgomes de Pixabay
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Katrin B. por Pixabay
Imagem de valelopardo por Pixabay
Foto: Camile Campos
Imagem de Musa KIZILAY por Pixabay
Na foto, um cadeirante e uma cega com bengala | Imagem de HANSUAN FABREGAS do Pixabay
Foto: Eduardo Andrade Ascom SDE
Imagem de Bruno /Germany por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Fran Barreto do Pixabay
Imagem Ilustrativa de Sebastian Ganso por Pixabay
Imagem de
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem de Евгения de Pixabay
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Imagem ilustrativa de Ronald Plett por Pixabay
Imagem de:
Foto: Jhonatan Sena
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Coutinho/ GOV-BA
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Imagem de Roman Grac por Pixabay
Arquivo Pessoal
Video
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Foto: André Fofano
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Na foto, Bianca Reis | Crédito: Luciana Bahia
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Reprodução: Youtube @paroquiasajesus
Foto: Suâmi Dias
Imagem por Pexels da Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de StockSnap por Pixabay
Foto: André Frutuôso