Policiais da Delegacia Territorial de Jitaúna (BA), cidade a 383 Km da capital, recuperaram, na última terça-feira, dia 14, um carro e uma TV subtraídas por meio de um jogo de enganação. Os itens foram apostados pela vítima, que havia sido ludibriada pelo suspeito do crime de furto mediante fraude. O golpe, que usava uma corda e um pedaço de pau, é praticado há muito tempo nas ruas das grandes cidades brasileiras.
Consiste em deixar a vítima ganhar por uma ou duas vezes, a fim de deixá-la confiante, e então o autor a ludibria, convencendo-a a subir a aposta, manipula o jogo e leva o dinheiro. Neste caso, porém, depois de três apostas vitoriosas de R$ 2, o criminoso convenceu a vítima a apostar seu carro e sua TV de 40 polegadas, para ganhar um carro de propriedade do suspeito. Evidentemente, o golpista saiu vencedor da quarta rodada do jogo, levando o aparelho de televisão e um carro modelo Uno da vítima. O delegado titular de Jitaúna, Ivan Lessa, explicou que o autor já foi localizado e será interrogado nesta quarta-feira na delegacia.
“Ele já foi investigado por situações similares, em outras oportunidades, e tinha algum tempo que não recebíamos denúncias da atuação dele. Agora, ele voltou a praticar esse delito, envolvendo bens de valor maior”, disse. “A vítima ficou anestesiada, demorou uma semana para vir procurar a delegacia. Mas a gente registrou como fruto qualificado mediante fraude, fizemos imediatamente a restrição do veículo e empreendemos diligências para encontrá-lo. Assim que localizamos o carro, fizemos a apreensão”, acrescentou. O suspeito do crime será investigado em inquérito regular.
Metro1