Os estudantes do Colégio Estadual Idelzito Eloy de Abreu, localizado em Ituberá, no Baixo Sul da Bahia, recorreram às linguagens artísticas e culturais para chamar a atenção da comunidade sobre a importância do cuidado com o meio ambiente. Durante a gincana, eles abordaram a relação entre os seres humanos, a tecnologia e a natureza em todas as provas, que envolveram os projetos de arte e cultura desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado, a exemplo do Festival Anual da Canção Estudantil, do Artes Visuais Estudantis e do Festival Estudantil de Teatro.

Os projetos estruturantes serviram de base para que os estudantes contextualizassem os temas por meio de apresentações musicais e teatrais, performances de dança, declamações de poesias, exposições de quadros e esculturas, exibições de vídeos e outras formas de manifestações artísticas. Em uma delas, os participantes fizeram uma homenagem às marisqueiras e destacaram a importância das águas que banham a região.

A professora de Química do colégio, Arleide Ribeiro Nascimento, ressaltou a importância da atividade para o aprendizado dos estudantes.

“A gincana é uma atividade que contribui muito para o desenvolvimento dos alunos, pois eles aprendem a trabalhar em equipes com colegas de diferentes séries e cursos, ampliam os conhecimentos sobre os assuntos abordados nas provas e melhoram suas habilidades de leitura, interpretação e criatividade”, destacou a educadora.

Para o estudante Wenderson de Souza Santos, do curso técnico em Administração, a gincana serviu para sair da rotina escolar ao tratar os assuntos e temas de forma dinâmica e divertida.

“Gostei muito de explorar nas provas a relação do homem com o meio ambiente e a tecnologia. Na prova do AVE fizemos uma escultura de um robô segurando um globo terrestre para mostrar a influência da tecnologia no mundo”, afirmou Santos.

Já o estudante Teatsui Kisaki completou que, além de ampliar os conhecimentos, a gincana promoveu a conscientização das pessoas sobre a importância de valorizar e preservar os recursos naturais do planeta.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: Ascom/ SEC

Ituberá: Durante gincana estudantes chamam atenção sobre o cuidado com o meio ambiente - itubera

Foto: Divulgação/ SEC