Agricultoras familiares do Baixo Sul da Bahia, ligadas à Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (ABPAGI), firmaram parceria com a Michelin, uma das principais fabricantes de pneus do mundo, por meio do programa Michelin Ouro Verde Bahia, para a produção de biojoias feitas com sementes de seringueira, coco da piaçava e outras sementes vindas da Mata Atlântica local.
O programa é coordenado pelo Centro de Estudos da Biodiversidade Michelin, que vem contribuindo com a conservação da biodiversidade e desenvolve importantes pesquisas, além do trabalho de educação ambiental com comunidades rurais e escolas da região. O projeto com as agricultoras artesãs da ABPAGI também inclui a parceria da designer de biojoias Maria Oiticica, do Rio de Janeiro, e busca a geração de renda a partir de produtos que respeitem e valorizem o meio ambiente.
As agricultoras estão recebendo formação online, por conta da pandemia, e, semanalmente, vídeos de formação sobre como compor as peças. A produção é enviada para o Rio de Janeiro, analisada, e retorna para que os ajustes sejam feitos. As peças produzidas serão comercializadas pela grife em todo o Brasil e em empresas árceiras no exterior.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SDR