Na terça-feira, dia 19, o Teatro do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares foi palco do ‘I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara’, evento que reuniu estudantes de seis unidades escolares de Salvador em celebração ao Mês da Consciência Negra. Realizado pela União de Negras e Negros pela Igualdade (Unegro), com o apoio do Governo do Estado, o festival destacou a riqueza cultural e a importância de reforçar o legado de Zumbi e Dandara dos Palmares por meio de apresentações artísticas.
O evento contou com apresentações de estudantes dos colégios estaduais de tempo integral Abílio César Borges, Professora Marilene da Silva, Mestre Paulo dos Anjos, Luís Viana, Zumbi dos Palmares e do Centro Estadual de Educação Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella. No palco, grupos de canto, corais, danças e performances teatrais trouxeram reflexões e homenagens ligadas ao Dia da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira (20).
Dandara Jesus Anunciação Gonçalves, aluna do 1º ano técnico em informática do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares, emocionou-se ao participar do evento. ‘Hoje, tá sendo um dia muito especial pra mim porque eu tô presenciando várias coisas maravilhosas, várias pautas de negritude. A escola ter me dado essa oportunidade, eu adoro meu nome e ser a pessoa escolhida pra representar Dandara, tendo o nome dela, tá sendo muito especial pra mim’, disse a jovem.