O urologista Hamilton Franco Filho, com atuação em São José do Rio Preto (SP), acaba de ser selecionado para integrar o Fellowship em Uro-oncologia e Cirurgia Robótica oferecido em parceria pelos Serviços de Urologia das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Hospital Santa Izabel e Hospital Mater Dei Salvador, com apoio do Instituto Baiano de Cirurgia Robótica (IBCR).
A especialização em cirurgia robótica e outras cirurgias minimamente invasivas, que está em seu segundo ano de existência, começa no dia 1º de março. Após intenso aprendizado através de simuladores e realidade virtual, os médicos participam de mais de 280 cirurgias robóticas ao longo de um ano, aprendem na prática as melhores técnicas de videolaparoscopia avançada e recebem uma bolsa de R$ 5 mil por mês, além de uma certificação tripla. Para participar, o médico precisa ter pelo menos dois anos de Residência em Cirurgia Geral e três anos em Urologia, além de ser aprovado em provas teórica e prática.
Único do Norte-Nordeste que entrega ao participante a certificação oficial da Intuitive Strattner, empresa que produz o robô utilizado em cirurgias no Brasil e em muitos outros países, juntamente com o certificado do Instituto Falke, o Fellow também garante a certificação do IBCR atestando que o urologista está apto para a prática da cirurgia robótica sem necessidade de supervisão. Um total de 12 médicos oriundos da Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Tocantins e Ceará, além de um urologista da Itália, participaram do último processo seletivo do Programa, coordenado pelos urologistas baianos Nilo Jorge Leão e Leonardo Calazans. A urologia é a especialidade que mais utiliza a plataforma robótica. Entre as doenças tratadas destacam-se o câncer de próstata, outros tumores (renais, adrenais e de bexiga) e malformações congênitas.
Cinthya Brandão