Os estudantes da rede estadual de ensino na Bahia Leandro, Evelin e Israel estão celebrando os seus bons desempenhos no ENEM de 2021, a exemplo da Prova de Redação, que é uma das mais importantes por possuir o maior peso para a nota geral. Com notas a partir de 900 pontos na redação, os estudantes já sonham em ingressar no Ensino Superior
Leandro dos Santos, anos 18, que concluiu os estudos no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Semiárido Nordeste II, em Ribeira do Pombal, obteve 960 pontos na redação e pretende fazer faculdade de Ciências Contábeis. “Neste último ano, comecei a admirar a área e, desde então, se tornou meu maior sonho. Eu me dediquei bastante, estudando muito para a redação através de pesquisas. Além disso, a escola contribuiu por meio de redações que eram feitas em sala de aula, com as quais eu ia me adaptando e melhorando meu conhecimento sobre a mesma. Sempre gostei de escrever, pois a escrita auxilia a nossa capacidade de raciocínio e direciona a articulação de um discurso coerente”, refletiu.
Evelin Beatriz Conceição, 18 anos, que terminou o Ensino Médio no Colégio Central de Ribeira do Pombal, em Ribeira do Pombal, falou que a escola teve um papel fundamental para que ela tivesse um bom desempenho e tirar 940 pontos na redação. “Atribuo o meu resultado primeiramente à excelência dos profissionais que, para além de transmitir conteúdo, me acolheram e acreditaram em mim. Além disso, aos meus estudos, que não seriam os mesmos sem o auxílio de cada um desses professores”, disse a estudante, que pretende cursar uma faculdade de Direito.
Em Jequié, o estudante Israel Trindade, 17 anos, concluinte de 2021, do Colégio Estadual Paulo Freire, revelou que os aulões preparatórios realizados na unidade escolar foram essenciais para o seu resultado, obtendo 960 pontos na redação. “O bom desempenho associo à dedicação e empenho e, consequentemente, aos esforços feito pela minha agora ex-instituição de ensino, que contribuiu muito para a congratulação desse desempenho. Os aulões da escola ajudam muito e são essenciais, sobretudo para quem não possui condições de fazer um curso pré-vestibular”, deu a dica, contando que pretende cursar Direito, mas que está analisando outras áreas e opções.
Durante todo o ano de 2021, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) desenvolveu uma série de programas voltados à preparação dos estudantes para o exame. Entre eles estão o ENEM 100%, que envolveu aulões virtuais até às vésperas das provas; o Programa Universidade para Todos (UPT); o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Simula SABE); e os programas “Estude em Casa” e “Hora do Enem”, exibidos pela TVE em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Além disso, foram disponibilizados no Portal da Educação conteúdos como Roteiros de Estudos e Trilhas de Aprendizagem, além dos conteúdos da Plataforma Anísio Teixeira e dos produzidos em parceria com as 12 Instituições de Ensino Superior na Bahia.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SEC