A estátua de Mãe Stella de Oxóssi, foi vandalizada mais uma vez na quinta-feira, dia 17, e câmeras de segurança flagraram a ação ocorrida uma semana após a reinauguração. De acordo com informações da Guarda Municipal de Salvador, o suspeito do vandalismo é o mesmo homem que ameaçou explodir uma bomba em uma universidade da capital baiana, onde seria realizada a prova da OAB, e estava com balas de gengibre presas ao corpo.
Nas imagens é possível ver o homem, de 43 anos, danificar duas placas da Prefeitura de Salvador que estão instaladas no local. A Guarda Municipal foi até ao local, mas não encontrou o suspeito. O homem foi localizado na manhã desta sexta-feira, dia 18, após buscas na região e encaminhado para a Central de Flagrantes.
Apesar da informação da guarda, a Polícia Civil informou em nota que não identifica suspeitos, por conta da lei de Abuso de Autoridade. O inquérito policial foi instaurado e o crime foi definido como dano qualificado.
A obra, que fica entre a Avenida Paralela e Stella Maris, em uma avenida que leva o nome da religiosa, foi atingida por um incêndio em dezembro de 2022.
A estátua é de autoria do escultor Tatti Moreno, falecido em julho de 2022, e teve que ser completamente refeita após ser atingida pelo fogo. A nova obra é de fibra de vidro com propriedades antichamas e a reconstrução foi feita pelos filhos de Tatti, os artistas plásticos André e Gustavo Moreno.
Fonte: G1.