Um ônibus com 24 pessoas, sendo a maior parte educadores baianos, sairá nesta terça-feira, dia 26, de Salvador, passando por Jequié e Vitória da Conquista, até Caetité, terra natal de Anísio Teixeira, na primeira etapa da caravana que integra o projeto “2020: Ano Anísio Teixeira”. Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o projeto tem como objetivo resgatar a memória e celebrar o legado deste que foi um dos maiores educadores brasileiros de todos os tempos.
A Caravana Anísio Teixeira partirá, na terça-feira (26), do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque. A Escola Parque foi idealizada por Anísio, que, no final da década de 1940, colocou em prática parte de sua concepção na educação pública. Anísio propôs tempo integral na escola, com variadas atividades e, em 1950, inaugurou o Centro Popular, depois Centro Educacional Carneiro Ribeiro e atual Escola Parque.
De acordo com a programação, na terça, às 16h, acontecerá o ato inaugural, com descerramento de placa memorial da caravana, além de apresentações de fanfarras escolares e da Banda de Chorinho. A atividade contará com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.
Na ocasião, também será lançado o livro “Menino Movimento”, das professoras Sandra Santos, diretora geral do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, e Denise Calasans, assessora de Cultura, Arte e Patrimônio do respectivo instituto. O livro tem 20 ilustrações e retrata a infância do educador Anísio Teixeira e, através de sua história, revela o encanto de brincar e aprender.
Quarta-feira em Jequié
Após o ato inaugural, a caravana partirá para Jequié, onde será recepcionada, às 8h de quarta-feira (27), no Auditório da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB). Na universidade, dentre outras ações, será realizada uma mesa redonda intitulada “Anísio Teixeira: vida e obra”, com a participação especial de Carlos Teixeira, filho do educador. A atividade também contará com as presenças de Anatércia Contreiras, presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE); Luiz Otávio de Magalhães, reitor da UESB; e de Adélia Pinheiro, secretária de Ciência e Tecnologia do Estado.
Chegada em Vitória da Conquista
Após a programação da manhã, os participantes seguirão para Vitória da Conquista, com chegada prevista, ainda na quarta-feira (27), às 17h20, no Campus da UESB, onde será feito o descerramento da placa memorial da caravana. Em seguida, às 18h30, será realizada uma mesa redonda no auditório do Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Além de Carlos Teixeira e do reitor Luiz Otávio de Magalhães, também irão participar da mesa redonda o reitor da UFBA, João Carlos Salles, e a professora da UFBA, Danúsia Cardoso Lago.
Quinta-feira em Caetité
Após passagem por Jequié e Vitória da Conquista, a caravana desembarca em Caetité, na quinta-feira (28), para um dia inteiro de atividades. A partir das 9h, no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), será realizada uma reunião dos conselhos de Educação da Bahia.
Em seguida, a mesa redonda sobre “O legado de Anísio Teixeira” terá, entre os participantes, o professor e ex-reitor da UFBA, Naomar Almeida; o professor Juliano Matos, da Fundação Anísio Teixeira; o professor da UFBA João Augusto Rocha; e a professora Rosany Silva, presidente do Conselho Municipal de Educação de Caetité. No período da tarde, a partir das 14h, será realizada outra mesa redonda, “120 anos de Anísio Teixeira: desafios para uma educação democrática na Bahia”, coordenada pela professora Gilvânia Nascimento, coordenadora estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME Bahia).
A atividade de encerramento da primeira etapa da Caravana será na Casa Anísio Teixeira, em Caetité, a partir das 14h, com a presença do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Também devem participar, o prefeito de Caetité, Aldo Ricardo Gondim; o reitor da UNEB, José Bites; a presidenta do CEE, Anatércia Contreiras; Gilvânia Nascimento, da UNCME Bahia; e Juliano Matos, presidente da Fundação Anísio Teixeira. O professor Paulo Gabriel Nacif, ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e assessor especial da SEC, e o professor Nildon Pitombo, também assessor especial da SEC, acompanharão a caravana durante todo o percurso.
Mais sobre o projeto
No dia 12 de julho, data do 119º aniversário de nascimento de Anísio, aconteceu o lançamento do projeto Ano Anísio Teixeira em 2020, por meio da publicação do decreto governamental 19.132/2019, que nomeou uma comissão executiva para gestão de atividades em homenagem ao educador. A programação de atividades para o Ano Anísio Teixeira, proposta pela comissão, consistirá em eventos, publicações, lançamentos, premiações, celebrações e outros atos públicos.




Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay 
Imagem Ilustrativa | Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Alan Santos/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: José Cruz/ Agência Brasil 
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: br.freepik.com
Imagem de James de Castro James por Pixabay
Imagem de Cindy Parks por Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Joyce Campos por Pixabay
Crédito: Erickson Araujo
Imagem ilustrativa da Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Md Sabbir Hossain por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de drewstewart por Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fábio Cruz/Recôncavo no Ar
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Image by Martin Lutze from Pixabay
Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de intographics por Pixabay
Foto: Reprodução/ Forte na Notícia
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Foto: Lucilene Silva Queiroz
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Imagem ilustrativa de João Paulo por Pixabay
Imagem de
Foto: Luciano Almeida
Foto: Reprodução/ Video
Reprodução/ Video - @cefasportas
Foto: Claudio Lima
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arte: Divulgação
Foto: Luiz Carrera/ SECBA
Foto: Divulgação
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joá Souza/GOVBA
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Adriel Francisco
Na foto, Vinicios e Leandro
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem de musiking por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
CEF de Amargosa | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Image by Chokniti Khongchum from Pixabay
Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay
Foto: Jonas Souza
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: João Valadares
Arquivo Tribuna do Recôncavo
Imagem de tookapic por Pixabay
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Imagem Ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Eduardo Andrade/Ascom SDE
Imagem de Surprising_Shots por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: André Fofano
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Foto: Divulgação/Júnior Rodrigues
Foto: Damilla dos Santos / Divulgação
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Foto: Reprodução/ Vídeo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Crédito: Iara Passos
Foto: Divulgação
Image by congerdesign from Pixabay