Em visita à cidade de Cachoeira, localizada no Recôncavo baiano, na manhã deste sábado (29), o governador Jerônimo Rodrigues, anunciou, entre outras ações, a autorização para a elaboração do projeto de iluminação cênica da Ponte Dom Pedro II. A iniciativa atende a um pedido da comunidade, feito por meio da Carta de Cachoeira, em 25 de junho do ano passado. Além da presença de moradores e autoridades, participaram do ato o secretário de Cultura do Estado (SecultBa), Bruno Monteiro e o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), unidade vinculada à SecultBa, Marcelo Lemos.
“Autorizamos a implantação do sistema de água para comunidades diversas, também está autorizada a elaboração do projeto da iluminação cênica dessa ponte maravilhosa: Cachoeira – São Félix, e assinei ordem de serviço para que a Conder elabore os projetos de imediato para a construção de encostas, além de pavimentação de estradas para zona rural, serão mais 24 quilômetros de asfalto”, enumerou o governador, lembrando que retorna à Cachoeira pela segunda vez esta semana, depois de participar do ato cívico que é parte dos festejos pela Independência da Bahia, na última terça-feira (25).
Para o secretário Bruno Monteiro, mesmo a sendo um equipamento de responsabilidade da gestão privada, o Governo do Estado autoriza a realização desse projeto por entender a importância da preservação do patrimônio cultural e artístico da Bahia. “Ao anunciarmos esse projeto de requalificação, estamos reafirmando o compromisso do governo com a preservação do nosso patrimônio artístico e cultural, em Cachoeira, no Recôncavo e em toda a Bahia. Esta ponte completa 139 anos no próximo dia 7 de julho e, ao longo dessa história, ela se firmou como importante patrimônio”, afirmou. O secretário ainda citou projetos do município de Cachoeira aprovados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), promovido pelo Governo Federal. “Queremos avançar cada vez mais para que as pessoas tenham seus direitos conquistados e o seu patrimônio cultural preservado”, completou.
A Ponte Dom Pedro II, inaugurada em 1885, é um patrimônio cultural da Bahia, tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) desde 2002. “A autorização para implantação da iluminação cênica passa pelo reconhecimento sobre a importância desse equipamento, não somente pelo seu passado, mas pelo seu presente. A Ponte Dom Pedro II, além de ser um marco histórico da nossa Bahia, é também de grande importância para o transporte entre as cidades de Cachoeira, São Félix e todo o entorno”, afirmou Marcelo Lemos, diretor geral do IPAC. O equipamento também é reconhecido como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Outras ações do Governo
O Governador Jerônimo Rodrigues realizou ainda a entrega de ambulâncias, motocicletas para a Polícia Militar e de certificados do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) para comunidades remanescentes, através do Projeto Quilombo Legal. Ainda para o município, Jerônimo inaugurou a Sala Elas à Frente, projeto da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), visitou a Feira Saúde Mais Perto e autorizou novas obras.


Foto: Fernando Barbosa/ ASCOM - IPAC


Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay 
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Wokandapix from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Imagem ilustrativa de Military_Material por Pixabay
Imagem de
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Imagem de
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de William Iven por Pixabay
Foto: Alberto Maraux/ SSP-BA
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Free-Photos do Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Image by Devanath from Pixabay
Midia Bahia
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Video
Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Victor Ferreira/ECV
Foto: Walterson Rosa/MS
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de tookapic por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Foto: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fabiane Pita/ Ascom SDE
Imagem de Bruno /Germany por Pixabay
Video
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Video
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Image by Engin Akyurt from Pixabay
Foto: Rafael Torres
Foto: PRF
Foto: Marci Santos
Foto: PRF
Foto: Claudio Lima
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Suâmi Dias
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Letícia Martins/EC Bahia
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Image by Michael Schwarzenberger from Pixabay
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Tiago Queiroz (Ascom/Setur-BA)
Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem de valelopardo por Pixabay
Imagem de Luk Luk do Pixabay
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Imagem de MCvec por Pixabay
Foto: Jurema Raquelo
Fotos: Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução/ Vídeo Youtube - Anna Corinna
Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay
Foto: Israel Lima