A cidade de Cachoeira, no Recôncavo, sedia entre este sábado, dia 13, e domingo, dia 14, o Encontro sobre Protagonismo Feminino na Capoeira: arte, luta e empreendedorismo. O evento, que ocorre no Espaço Cultural Hansen Bahia. contará com oficinas, debates, exposição de artigos e rodas de capoeira e samba. Está prevista também a apresentação da Obadax (orquestra de berimbaus afinados) e do ‘Ngoma Móvel’, um carro instrumental que desfilará pelas ruas de Cachoeira.
Participam também do encontro mestras, mestres, capoeiristas, estudiosas e personalidades da capoeira, como a Mestra Malu (Paraíba), Mestre Bel (Feira de Santana), Bárbara Karine (Profª. Dra. da UFBA), Puma Camillê (capoeirista e multiartista) e Daniele Canedo (Profª. de capoeira e Dra. pela UFRB).
“Iniciativas como esse Encontro são importantes pra dialogar com a comunidade a necessidade de caminharmos juntes contra as violências com as quais lidamos no nosso cotidiano. Mostrar aos abusadores e resistentes a nossa presença, que estamos atentas e fortes e, principalmente, aumentar essa rede de apoio entre nós mulheres, propagando as ações da Campanha Respeita as Mina na Capoeira”, disse a Contramestra Princesa, presidenta do GT RMS da Salvaguarda da Capoeira na Bahia e coordenadora do encontro.
Para ter acesso ao evento, capoeiristas pagam apenas R$ 10, o que inclui almoço e lanche nos dois dias. A taxa será de R$ 50 para capoeiristas de Salvador e Região Metropolitana. Neste caso, o valor dá direito a transporte Salvador -Cachoeira (ida) e Cachoeira-Salvador (volta); além de alojamento (levar colchonete, roupa de cama e banho e utensílios de higiene pessoal); almoço; lanche; e acesso a toda programação do evento.
PROGRAMAÇÃO
Data: 13 (SÁBADO)
MANHÃ
8h – Credenciamento.
9h – Abertura: Orquestra de Berimbaus OBADX.
9h30 – Oficina de Capoeira 1: Mestra Malu – Capoeira Palmares (João Pessoa/PB).
10h20 – Apresentação Cultural.
10h40 – Roda de Conversa 1: Empreendedorismo e Captação de Recursos para Eventos de Capoeira.
Debatedoras(es): Daniele Canedo (Capoeirista, Feminista e Profª. da UFRB), Jacaré DiAlabama (Coordenador do CMB e idealizador do 1º Festival de Capoeira: Ancestralidade e Resistência), Alice Tosta (empreendedora, estilista – Tons da Terra) e Karine Oliveira (empreendedora e educadora).
– Coordenação: Profª. Negona – Capoeirista e Sambadeira – Grupo Porto da Barra (Irará/BA).
12H30 – Almoço.
TARDE
13h30 – Encontro com Autoridades do Poder Público e da Capoeira.
15h – Roda de Conversa 2: Ancestralidade e Resistência Feminina.
Debatedoras(es): Mestra Malu (primeira Mestra do Grupo Palmares e Mestra em Educação pela UFPB), Bárbara Carine (Profa. da UFBA e idealizadora da Escolinha Maria Felipa) e Olívia Santana (Deputada Estadual da Bahia e autora da Lei Moa do Katendê).
– Coordenação: Contramestra Princesa – UNICAR (Salvador/BA).
16h30 – Oficina de Capoeira 2: Mestra Soninha – Grupo Raça (Muritiba/BA).
17h20 – Oficina de Capoeira 3: Mestra Jô – Capoeira Brasil (Juazeiro/BA).
18h – Roda de Capoeira.
20h – Programação Cultural: Mãos no Couro, Riane Mascarenhas e DJ.
14 (DOMINGO)
MANHÃ
9h – Oficina 4 – Alongamento e Performance de Dança: Experimenta DiAlabama (Capoeirista e Mestra em Dança pela UFBA).
10h – Oficina 5: Puma Camillê (Multiartista e idealizadora do Projeto Capoeira
para Todes).
11h – Roda de Capoeira.
12h – Almoço.
TARDE
13h – Roda de Conversa 3: Campanha Respeita as Mina na Capoeira e a Luta por Políticas Públicas.
Debatedoras(es): Contramestra Princesa (Presidenta do GT da RMS da Salvaguarda da Capoeira da Bahia e Coordenadora do Encontro), Mestre Bel (Historiador/Doutor em Estudos Étnicos e Africanos e autor do livro Capoeira, Identidade e Gênero), Puma Camillê (Multiartista e idealizadora do Projeto Capoeira para Todes), Daniele Costa (Chefa de Gabinete da SPM) e Alice Portugal (Deputada Federal e Presidenta da Comissão de Cultura da Câmara Federal).
– Coordenação: Foca – CMB (Salvador/BA).
15h30 – Encerramento.
16h – Berimbalada com Ngoma Móvel e Samba de Roda.
Programação sujeita a alterações.
Bahia Noticias