Uma mostra única que transforma a beleza das conchas e búzios do mar em deslumbrantes obras de arte tridimensionais. Fruto da fusão da arte com os ecossistemas marinhos, a expressão criativa da artista baiana Ana Laura Lacerda promete encantar o público que for participar do Salão Náutico Salvador – Grand Pavois. O evento será aberto amanhã, dia 14, e segue até 19 de novembro, na Bahia Marina. “O mar é minha grande paixão. Antes de namorar, eu já amava o mar”, confessa a artista que encantou o público baiano com seu primeiro trabalho aos 19 anos.
“Ana Laura é o poema da menina, o mar, as conchas e os búzios numa arrumação entre a natureza e as mãos criadoras”, definiu Calasans Neto à época, que logo percebeu que a jovem seguia a trilha do grande artista Altamir Galimberti, introdutor na Bahia da valorização das conchas e búzios. “Ana Laura descobre um caminho bem pessoal fazendo o enriquecimento desses materiais tão simples – reflexo da sua graça juvenil. Temos um exemplo vivo do que pode resultar uma obstinação, amor à arte e uma paixão pelo mar”, concluiu.
Hoje, Ana Laura Lacerda tem 62 anos. A mesma paixão pelo mar. E a certeza ainda mais forte do quanto a arte lhe resgata. “Acabei dando uma pausa por conta das demandas de trabalho, filhos e netos. Estou feliz por voltar a me dedicar a minha arte”, celebra com uma disposição invejável para criar. Cada quadro assinado em uma concha por Ana Laura é uma janela para um mundo encantador, que varia desde paisagens marinhas até elementos como flores, árvores, veleiros e peixes. A matéria-prima prioritária vem da Baía de Todos os Santos. Em algumas criações artísticas, Ana Laura usa também conchas de outros países, vindas da África, Indonésia, Filipinas e Japão.
Sustentados em madeiras de lei – cedro, copaiba e angelim – os quadros surgem como mosaicos e composições meticulosamente criadas a partir de conchas e búzios, habilmente dispostos em sobreposição. A técnica artística única, que evita o uso de tinta, realça as cores naturais das conchas, proporcionando um efeito tridimensional que hipnotiza os espectadores. “Alguns trabalhos podem exigir uma dedicação exclusiva de dez dias, respeitando o tempo de secagem para a etapa seguinte”, revela a artista, uma eterna apaixonada pela Baía de Todos os Santos, a nossa Amazônia Azul. “Vivemos na maior baía navegável do mundo e temos muito que aprender sobre preservação e geração de economia com todo potencial que temos”, destaca.
Sobre a artista: Nascida em Salvador, Ana Laura Lacerda tem 62 anos. Chegou a estudar Arquitetura, mas preferiu trilhar o caminho das artes. A descoberta do talento tão jovem a fez brilhar nos espelhos decorados com conchas e búzios, uma de suas obras no início da carreira. Do sucesso da primeira exposição solo no Foyer do Teatro Castro Alves (TCA), em 1982, foi um passo para o reconhecimento no Salão Paulista de Belas Artes, em 1985. Mãe de 4 filhos, acabou dando uma pausa na carreira para cuidar de outras demandas pessoais e profissionais. Em 2020, pouco antes da pandemia, resgatou sua expressão criativa. “É indescritível a felicidade por ter tempo para me dedicar à minha arte. Tudo que faço aqui é com entusiasmo”, fala em seu atelier, onde passa agora a maior parte do dia. Uma de suas obras com quase três metros decora um grande hotel da cidade. A artista planeja para o ano que vem uma exposição comemorativa e itinerante, que acontecerá em Salvador e em outras capitais. Maior gratificação que ver pessoas admirando suas peças, é ser instrumento para o despertar de uma contemplação maior. “Cada concha tem uma beleza única, a variedade de cores, formas e texturas impressiona… Aí é a infinita arte do Criador!”, conclui.
Curiosidades sobre as conchas:
A concha pode ser entendida como uma carapaça protetora de animais marinhos de corpo mole, como os moluscos; São feitas de um composto chamado carbonato de cálcio. Para formá-las, o corpo do molusco secreta substâncias que contêm esse elemento, que endurecem e formam as camadas da concha; Conforme o animal cresce, a concha também aumenta de tamanho, para que seu corpo caiba nela; A principal função da concha é proteger moluscos contra ataques de predadores.
Serviço:
O quê? Exposição Arte do Mar
Quem? Artista Ana Laura Lacerda
Quando? 14 de novembro a 19 de novembro de 2023
Onde? Salão Náutico Salvador – Grand Pavois, na Bahia Marina
Quanto? R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada)
Texto: Fernanda Carvalho/ Frente & Verso Comunicação Integrada.