Um arquivo público municipal é uma importante fonte de informação e peça fundamental para o atendimento das demandas relacionadas à cidadania, como, por exemplo, dados sobre os atos governamentais, andamento e solução de questões administrativas, econômicas e jurídicas, informações das secretarias de saúde, educação, meio ambiente, assistência social, além de raízes históricas do município, festas, costumes regionais, entre outras.
Em Amargosa (BA) a Prefeitura Municipal está reestruturando o arquivo municipal. Atualmente a sede foi transferida de lugar e agora está localizada na Avenida Aberlado Veloso, Centro, em cima do Almoxarifado Central, onde possui mais espaço e maior ventilação. Também foram adquiridos novos equipamentos, como: computadores, câmeras de segurança e prateleiras.
Outra preocupação constante foi com a capacitação de toda a equipe, de modo que estivesse preparada para receber os visitantes. Além disso, o arquivo está passando por um processo de digitalização de demandas, tornando mais fáceis e rápidas as consultas de rotina. O horário de atendimento também foi prorrogado, estando em funcionamento agora das 8h da manhã às 18h.
Apesar de todo o empenho da equipe, diversos documentos ainda poderão ser descartados, em razão das precárias condições em que foram armazenados. Por isso, a partir de agora, a Prefeitura Municipal de Amargosa inicia um convênio junto à fundação Pedro Calmon que visa consolidar um espaço de memória, integrando o arquivo e a biblioteca, buscando assim, a preservação e estruturação desta unidade.
O arquivo público municipal está limpo, organizado e cada vez mais se modernizando para atender qualquer cidadão que queira conhecer a história da cidade de Amargosa e fiscalizar as políticas municipais ao longo dos anos.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: DICOM