A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu nesta quinta-feira, dia 21, no seu auditório, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, uma mesa de debate sobre o tema ‘Práticas pedagógicas de valorização da identidade, da memória e cultura negra’. A atividade faz parte da programação voltada para as comemorações do Novembro Negro.
Ana Célia da Silva, doutora em Educação e pesquisadora sobre racismo em publicações didáticas adotadas por escolas brasileiras, falou sobre a educação nas relações, relações étnico-raciais e de como conviver com as diferenças. ‘Acho muito importante discutir esse tema com os educadores para que eles entendam que o básico é reconstruir a autoestima e a identidade das crianças e dos jovens, que eles próprios tenham consciência étnico-racial e comecem a ver o diferente como diferente e não como desigual’, disse.
Já a palestrante Vanda Machado, doutora e acadêmica dedicada à Educação Étnico-racial, abordou sobre práticas pedagógicas. ‘Neste encontro, eu quis saber quais são as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e o que eles acham da possibilidade de a gente trabalhar a Educação das relações étnico-raciais e a questão do racismo fora da escola, da sociedade e no mundo’, comentou.