A maratona de shows do Samba Junino na capital baiana teve mais um destaque no final de semana. A Liga do Samba Junino arrastou uma multidão no bairro do Garcia durante o VI Festival de Samba Junino no sábado, dia 1º, com a participação de vinte e quatro grupos de Samba Junino da capital baiana para celebrar o fortalecimento desta manifestação cultural.
“O objetivo da Liga é preservar, fortalecer e difundir cada vez mais a cultura do Samba Junino em nossa cidade no intuito de promover o contato entre várias gerações de sambadoras e sambadores, mestras e mestres desta cultura e para dar mais visibilidade a este movimento cultural, além de formar novas gerações do Samba Junino”, afirma o cantor, compositor e um dos diretores da Liga do Samba Junino, Nonato Sanskey.
O festival foi composto pelos tradicionais concursos de canção, rainha e melhor grupo onde foram avaliadas canções inéditas; melhor rainha e desempenho geral do grupo incluindo figurino, repertório, rainha e envolvimento do público durante as apresentações.
“O Festival da Liga do Samba Junino na sua sexta edição, consolidou o evento como o principal da cidade no segmento. Não pelo número de grupos ou público, mas sobretudo por preservar a essência dos antigos festivais, contemplando com premiações os três grupos melhor colocados, a rainha que se destacou, bem como o melhor intérprete”, declara o produtor cultural e diretor da Liga do Samba Junino, Vagner Shrek.
O festival que teve patrocínio do Governo do Estado através da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), premiou como melhor grupo, o Samba do Morro. O Samba Duro de Terreiro e o Samba Duro da Ladeira ficaram como segundo e terceiro colocados respectivamente. Na competição rainha, foram premiadas as representantes do Samba do Morro, Samba Duro da Ladeira e o Samba Gira D’elas. Já Valdir, cantor do Samba do Morro, levou o prêmio de melhor intérprete.
Fonte: Oliveira Comunicação.