A Prefeitura de Salvador e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) anunciaram na manhã desta sexta-feira, dia 26, a programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres, que será realizada em agosto, mês dedicado à religiosa.
As atividades serão realizadas entre a partir do dia 1º de agosto e vai até o dia 13, quando é celebrado o Dia de Santa Dulce dos Pobres. Haverá apresentação diária de peças teatrais, exibição de filme da primeira santa brasileira, procissão, atrações musicais e quermesse.
A celebração integra as homenagens pelo aniversário natalício de Irmã Dulce. A data marca ainda o aniversário de fundação da instituição do Anjo Bom do Brasil, já que em 26 de maio de 1959, Santa Dulce fundou oficialmente a Osid.
O “Mês de Santa Dulce” será aberto no dia 1º com uma missa para colaboradores e com uma abertura oficial para autoridades e convidados. O santuário terá três celebrações durante todos os dias. Além de celebrar a Santa, possibilitando que os fiéis possam expressar sua devoção e atrair visitantes que desejam conhecer mais sobre a história de Irmã Dulce e sua obra social.
O “esquenta” para a celebração ao Mês de Santa Dulce terá início no dia 17 de julho, com a abertura do calendário oficial de programação. Devem ocorrer apresentações diárias de peças teatrais e a exibição do filme de Santa Dulce.
Nos dias 4 e 6 de agosto, o público poderá acompanhar apresentações musicais em um palco que será montado no Largo de Roma. As atrações ainda serão serão divulgadas.
No dia 5, uma carreata sairá do Centro de Convenções de Salvador, em peregrinação com a imagem da Santa, em direção ao Santuário, onde será realizada uma missa. No dia 6, acontece a “Procissão da Memória”, que sairá do Santuário até a Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia.
Além disso, os fiéis ainda poderão aproveitar a quermesse, que vai reunir a comunidade em torno de atividades lúdicas e culturais, que oferecem momentos de reflexão e devoção. A Trezena de Santa Dulce ainda terá um forte apelo social, com diversas atividades voltadas para a solidariedade.
Ao longo do mês, o planejamento é que a imagem de Santa Dulce circule por diversos pontos turísticos da capital baiana, com a presença de frades Franciscanos. Entre os locais sugeridos estão Farol da Barra, Praça Municipal, Cruzeiro de São Francisco, Paróquia de Sant’ana, Largo da Mariquita, Santo Antônio Além do Carmo, Capelinha, Alagados e Liberdade.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: G1.