A malha rodoviária entre Ilhéus e Itabuna ganhará um novo trecho. A implantação dos 18 quilômetros da BA-649, da região da Fazenda Progresso até o Banco da Vitória, em Ilhéus, vai proporcionar melhoria no deslocamento entre as duas cidades, além de dar mais segurança no trajeto por ser mão única. A licitação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (1º), e a previsão é de que os envelopes com as propostas das empresas interessadas em construir a obra sejam abertos em 15 de julho.
Bastante esperada pela população, a duplicação da BR-415 seria feita pelo governo federal mas, diante da morosidade em executar a obra e da urgência de realizar o projeto, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), decidiu realizar a implantação da BA-649 com financiamento direto do Estado.
A rodovia vai ser importante para o desenvolvimento econômico do Litoral Sul baiano, porque facilitará a ligação da região com o Oeste, Meio Oeste e Extremo Sul do estado. O novo trecho da BA-649 atenderá 511 mil pessoas de municípios como Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. Em Ilhéus, o escoamento da produção de grãos em direção ao Porto de Malhado será beneficiado com a implantação da via.
Também contemplará o deslocamento de moradores de Itabuna e de cidades no entorno, que vão aproveitar as praias do sul baiano, e o transporte de produtos agrícolas e do minério da região de Brumado em direção ao Porto Sul, que será construído em breve.
O processo de mapeamento para desapropriação das áreas, no trecho dos 16 quilômetros entre Ilhéus e Itabuna, está em andamento. Atualmente, a equipe técnica da Seinfra se encontra em campo para realizar as etapas, como atualização de cadastros e medições dos locais a serem desapropriados.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Seinfra