Os baianos e as baianas de acarajé, na cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano, participaram na manhã desta quinta-feira, dia 18, do encerramento da fase formativa do Projeto Tabuleiros. Duas oficinas aconteceram para os participantes do projeto, a de turbante e a do reaproveitamento do azeite para produção de sabão.
Segundo Angelimar Trindade, representante da Associação Nacional de Baianas de Acarajés, o objetivo da formação foi conscientizar as baianas sobre o uso adequado do óleo e azeite de dendê, pois muitos baianos e baianas, por falta de conhecimento, não faziam o descarte correto, já que esse óleo pode ser utilizado na fabricação de sabão em pedra e usado na higiene da casa e outras atividades.
“Para mim as oficinas [foram] produtivas. É muito bom essa oportunidade que a prefeitura está nos dando como baiana, de nos especializamos em nossa profissão e na aquisição de conhecimento”, disse a baiana Joelma.
Os tabuleiros serão entregues ainda este ano para os baianos e baianas que forem selecionados no projeto. A formação foi realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Políticas Especiais.
Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Diego Azevedo/ ASCOM-PMCA