Acontecerá no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador no período de 01 à 15/02/2019 a 7ª Edição da ARTEXPO na capital baiana, exposição de caráter internacional que integra O Grande Prêmio Giuliano Ottaviani, premiação do Concurso promovido por Giuliano Ottaviani com 35 poetas selecionados, incluindo uma coletânea de suas poesias, comunicando-se com a publicação de poetas e obras de artistas internacionais da Bienal de Spoleto Itália também promovida pela Eclética, com lançamento junto com a ARTEXPO. Dentre os poetas participantes da seleção, encontra-se a poetisa, escritora e integrante da família Eclética, Maria do Carmo (popular Carminha), autora da Coletânea Poética RETALHOS DE VIVÊNCIAS.

Vale ressaltar que a ARTEXPO é organizada pelo artista Mestre Giuliano Ottaviano, presidente da Associação Cultural Eclética World Itália, e que nesta oportunidade, além de estar concretizando a realização de mais um Projeto de sua autoria,  Giuliano estará expondo as suas renomadas obras, também fortalecendo e internacionalizando poetas, artistas e a cultura baiana.

O Mestre Giuliano Ottaviani tem a honra de convidar os artistas plásticos para participarem desta seleção para a ARTEXPO, reforçando assim os laços culturais entre Brasil e Itália, valorizando, apoiando e promovendo os artistas baianos.

A ECLÉTICA WORLD ITÁLIA nasceu há 22 anos em Roma, com o objetivo de descobrir e divulgar artistas no mundo, promovendo um intercâmbio internacional. A Eclética é considerada uma família solidária que orienta artistas em suas técnicas expressivas. Vale ressaltar que Giuliano Ottaviani, fundador e presidente da Eclética é artista, pintor, escultor e ourives com formação na Escola de Bela Artes de Brera em Milão, residente em Treviglio na província de Bergamo na Itália. É o escultor do Troféu Castro Alves entregue por 03 anos consecutivos aos melhores do carnaval em Salvador e Cavaleiro Oficial da República Italiana, título  recebido em 1991 pela valiosa contribuição ao campo artístico do país. Já organizou mais de 400 exposições em vários países e frequentemente vem ao Brasil expor seus trabalhos com temas inspirados na Itália e na Bahia.

A coordenadora da Eclética no Brasil, Marly Ramos, conta com a participação dos artistas plásticos na ARTEXPO, salientando que o evento é público e com entrada franca.

Texto: Maria do Carmo – colunista do Tribuna do Recôncavo