A Polícia de São Paulo realiza neste domingo, dia 30, uma nova operação na Cracolândia, no Centro da capital paulista. A ação conjunta entre forças de segurança do governo estadual e da prefeitura visa cumprir mandados de prisão na região.
Agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) realizam a contenção dos dependentes químicos, enquanto policiais civis efetuam a identificação dos procurados e policiais militares patrulham a área – tática que tem sido adotada nas últimas operações no Centro. O número de mandados em execução ainda não foi divulgado.
De acordo com a GCM, a operação ocorre sem contratempos e o perímetro das cenas abertas de uso foi controlado com facilidade. Somente na última semana, as ações conjuntas das forças de segurança resultaram em 24 prisões na região da Cracolândia. Dentre elas, a de um homem de 44 anos, detido em flagrante na quarta-feira, dia 27, com 1,5 kg de crack e R$ 12 mil reais em espécie.
Segundo as investigações, ele viajava semanalmente para o litoral do estado para adquirir matéria-prima para fabricação da droga que seria distribuída no Centro da capital.
Na quinta-feira, dia 27, a Defensoria Pública do Estado divulgou um relatório que aponta a ineficácia da estratégia de intervenção policial adotada ao longo dos últimos anos para lidar com a questão da Cracolândia.
Ainda segundo o relatório, 90% das prisões em massa realizadas na região durante a 6ª fase da Operação Caronte — apelidada por um dos detidos de “Operação Cachimbo” —, foram consideradas ilegais pela Justiça e arquivadas.
Fonte: G1.