Nessa quinta-feira, 16, Dia do Gari, a santoantoniense Conça Sampaio homenageou a categoria permanecendo uma manhã na Praça Padre Mateus usando a farda do profissional da limpeza. A pedagoga e radialista Conça disse que resolveu ser gari por um dia para sentir na pele o que eles passam no dia-a-dia.
“Algumas pessoas nem olhavam pra mim, outras se assustavam quando me reconheciam e teve até uma pessoa que me perguntou ‘você não sente vergonha de se vestir de gari?'”.
Na oportunidade, Conça conscientizou os pedestres que passavam pela praça para jogarem o lixo na lixeira. “Fui reclamar a mãe de uma criança que jogou um papel no chão, e ela foi conivente ao filho me dizendo que foi a criança que jogou”. Para Conça, a mãe poderia ter dado exemplo recolhendo o papel do chão.
Sampaio também pediu as pessoas que não coloquem vidros, agulhas e outros materiais cortantes soltos nos sacos de lixo para não machucar os profissionais que fazem a coleta de porta em porta. Esses materiais devem ser colocados dentro de garrafas pet ou serem enrolados com papelão e fita.
Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.