Após a Crowley, em parceira da Billboard, divulgar a lista do Hot 100 com as músicas mais executadas em 2018 no Brasil, ressaltando, inclusive, a dominação do sertanejo no Top 10, o ConnectMix – plataforma de monitoramento, auditoria e gestão de áudio em tempo real em rádios e TVs – também disponibilizou, nesta quinta-feira (3), seus dados do ano anterior. Os números confirmaram a predominância do sertanejo no país, ocupando 73% do total de execuções do Top 100 das emissoras.
Como já dito, a Bahia parece estar seguindo a lógica nacional. De acordo com informações do site, o Top 5 durante o ano passado ficou com Gusttavo Lima em primeiro lugar com a música “Apelido Carinhoso” (47.528 execuções), seguido de Zé Neto e Cristiano, com “Largado às Traças – Acústico” (36.739 execuções), Léo Magalhães na faixa “Oi” (33.433 execuções), Thiago Brava e o hit “Dona Maria” (32.578 execuções), e Eduardo Costa na canção “Olha Ela Aí” (28.350 execuções).
A última vez que uma música de Axé figurou na lista das 10 mais tocadas nas rádios baianas foi em 2015, com Claudia Leitte na última posição com a música “Cartório”, que teve 20.684 reproduções. Antes dela, Ivete Sangalo apareceu na sexta posição com o “Amor que Não Sai”, em 2014, acumulando 8.077 execuções.
Números
Tais números podem ser resultado direto da tão falada “crise do Axé”, que aponta o ritmo fora da preferência nacional. Em recente entrevista ao Bahia Notícias, o empresário e radialista Chico Kertész, que está por trás dos últimos clipes de Claudia, Denny Denan, Daniela Mercury, Harmonia do Samba e Saulo, falou da situação. “O sertanejo tem um espaço hoje muito grande e aqui a gente tem cada vez menos rádio tocando música, e quando toca é por acordo comercial. A coisa orgânica mesmo, de acontecer em si, é o que eu acredito. Tem que acontecer organicamente sem impulso, sem comprar views, sem fazer esses tipos de coisas que são artifícios que estão aí”, avaliou.
Quanto a isso, programadores musicais ouvidos pelo BN apontam que a preferência do público ainda é a principal responsável por definir como será a grade de canções que vão ao ar diariamente: “A programação aqui é feita por nossos ouvintes, principalmente em programas de ranking, além disso, essas musicas são mescladas entre singles de sucessos recentes e mais antigos”, disse o funcionário de uma rádio popular de Salvador. Mas as emissoras confirmam: apesar de ainda haver muitos pedidos para ouvir músicas de baianos, as listas de mais ouvidas têm presença constante de bandas e artistas vindos de outras regiões do país.
TOP 100
Se no Top 5 das rádios baianas o Axé não aparece, no Top 100 de 2018 as marcações não foram expressivas. O gráfico aponta que apenas 9% das faixas são da Terra do Dendê. A mais bem colocada, em 18º lugar, foi “Cheguei Pra Te Amar” de Ivete com MC Livinho, lançada em 27 de outubro de 2017. No ano passado, a faixa teve 21.556 reproduções. Claudia veio em seguida, na 36ª posição, com “Lacradora”, parceria com as irmãs Maiara e Maraísa, que mesmo lançada no dia 8 de dezembro de 2017 alcançou 18.211 execuções em 2018. Já no Top 100 nacional, Veveta ficou em 54º e Claudinha apareceu em 92ª. Ambas com as faixas citadas anteriormente.
Por fim, essa amostragem da predominância do sertanejo vem se repetindo, pelo menos, desde 2014. Das 25 canções mais tocadas nos últimos anos, apenas três não pertencem ao ritmo. São Elas: “Coração Machucado” (2016) de Wesley Safadão, “Despacito” (2017) de Luis Fonsi com Dady Yankee e Paradinha (2017) de Anitta.
Bahia Noticias
Foto: Pìxabay


Reprodução/ Video
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Imagem ilustrativa de Tim Pritchard por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Squirrel_photos de Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Juan Lapa
Foto: Marcelo Casal/ Agencia Brasil
Foto: Rebeca Falcão Seagri
Arte: Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustartiva de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Léo Bezerra from Pixabay
Foto: André Frutuôso
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Imagem de Florante Valdez por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Eduardo Andrade - AscomSDE
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darwin Laganzon por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Anastasia Gepp por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Carolyn Booth from Pixabay
Foto tirada em 05/08/2022 | Crédito: Tribuna do Recôncavo
Foto de Djalma Almeida
Foto: Lane Silva
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Foto de Luciano Almeida
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Foto: PMBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Foto: Reprodução / Redes Sociais
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa | Foto: Alberto Maraux/ Ascom SSP
Foto: 36ª CIPM
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Fotos: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Maraux
Arquivo Pessoal
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Foto: Divulgação
Foto: Douglas Amaral
Crédito da foto: Lucas Santa Bárbara
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Reconcavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Everson Mayer do Pixabay
Foto: Marcello Casal/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Imagem de
Arquivo Pessoal
Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Foto: Elói Corrêa/ GOV-BA
Imagem de unknownuserpanama por Pixabay
Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay
Foto Feijão Almeida GOVBA
Arte: Divulgação
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Imagem de StockSnap de Pixabay
Leandro Alves/Bahia10.Com.Br
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Antônio Cavalcante/Coperphoto/Sistema FIEB
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto Jamile Amine - Saúde GovBA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Imagem de
Imagem Ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Divulgação
Imagem de Angelo Esslinger por Pixabay