Após a Crowley, em parceira da Billboard, divulgar a lista do Hot 100 com as músicas mais executadas em 2018 no Brasil, ressaltando, inclusive, a dominação do sertanejo no Top 10, o ConnectMix – plataforma de monitoramento, auditoria e gestão de áudio em tempo real em rádios e TVs – também disponibilizou, nesta quinta-feira (3), seus dados do ano anterior. Os números confirmaram a predominância do sertanejo no país, ocupando 73% do total de execuções do Top 100 das emissoras.
Como já dito, a Bahia parece estar seguindo a lógica nacional. De acordo com informações do site, o Top 5 durante o ano passado ficou com Gusttavo Lima em primeiro lugar com a música “Apelido Carinhoso” (47.528 execuções), seguido de Zé Neto e Cristiano, com “Largado às Traças – Acústico” (36.739 execuções), Léo Magalhães na faixa “Oi” (33.433 execuções), Thiago Brava e o hit “Dona Maria” (32.578 execuções), e Eduardo Costa na canção “Olha Ela Aí” (28.350 execuções).
A última vez que uma música de Axé figurou na lista das 10 mais tocadas nas rádios baianas foi em 2015, com Claudia Leitte na última posição com a música “Cartório”, que teve 20.684 reproduções. Antes dela, Ivete Sangalo apareceu na sexta posição com o “Amor que Não Sai”, em 2014, acumulando 8.077 execuções.
Números
Tais números podem ser resultado direto da tão falada “crise do Axé”, que aponta o ritmo fora da preferência nacional. Em recente entrevista ao Bahia Notícias, o empresário e radialista Chico Kertész, que está por trás dos últimos clipes de Claudia, Denny Denan, Daniela Mercury, Harmonia do Samba e Saulo, falou da situação. “O sertanejo tem um espaço hoje muito grande e aqui a gente tem cada vez menos rádio tocando música, e quando toca é por acordo comercial. A coisa orgânica mesmo, de acontecer em si, é o que eu acredito. Tem que acontecer organicamente sem impulso, sem comprar views, sem fazer esses tipos de coisas que são artifícios que estão aí”, avaliou.
Quanto a isso, programadores musicais ouvidos pelo BN apontam que a preferência do público ainda é a principal responsável por definir como será a grade de canções que vão ao ar diariamente: “A programação aqui é feita por nossos ouvintes, principalmente em programas de ranking, além disso, essas musicas são mescladas entre singles de sucessos recentes e mais antigos”, disse o funcionário de uma rádio popular de Salvador. Mas as emissoras confirmam: apesar de ainda haver muitos pedidos para ouvir músicas de baianos, as listas de mais ouvidas têm presença constante de bandas e artistas vindos de outras regiões do país.
TOP 100
Se no Top 5 das rádios baianas o Axé não aparece, no Top 100 de 2018 as marcações não foram expressivas. O gráfico aponta que apenas 9% das faixas são da Terra do Dendê. A mais bem colocada, em 18º lugar, foi “Cheguei Pra Te Amar” de Ivete com MC Livinho, lançada em 27 de outubro de 2017. No ano passado, a faixa teve 21.556 reproduções. Claudia veio em seguida, na 36ª posição, com “Lacradora”, parceria com as irmãs Maiara e Maraísa, que mesmo lançada no dia 8 de dezembro de 2017 alcançou 18.211 execuções em 2018. Já no Top 100 nacional, Veveta ficou em 54º e Claudinha apareceu em 92ª. Ambas com as faixas citadas anteriormente.
Por fim, essa amostragem da predominância do sertanejo vem se repetindo, pelo menos, desde 2014. Das 25 canções mais tocadas nos últimos anos, apenas três não pertencem ao ritmo. São Elas: “Coração Machucado” (2016) de Wesley Safadão, “Despacito” (2017) de Luis Fonsi com Dady Yankee e Paradinha (2017) de Anitta.
Bahia Noticias
Foto: Pìxabay


Foto: Luciano Almeida
Foto: PC
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Tau Tourinho
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Gundula Vogel from Pixabay
Imagem de
Video
Foto: Douglas Amaral
Foto: Enzo Britto | ASCOM FFC
Imagem por jeferrb do Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: PM
Foto: João Valadares
Foto: PM
Arquivo Pessoal
Reprodução
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa - Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa - Tribuna do Recôncavo
Reprodução
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Pedro Moraes/ GOVBA
Laureados em 2025: (da esq. para a dir.: Thieres George Freire da Silva, Elizângela Aparecida dos Santos, Ygor Jessé Ramos e Dzoodzo Baniwa) - Crédito da foto: Keine Andrade
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Foto: Jade Giallorenzo/Ascom SVPonte
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: André Frutuôso
Foto: André Frutuôso
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Crédito: Helder Rabelo
Imagem de Pexels por Pixabay
Image by Dumitrița Albu from Pixabay 
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Jan Steiner por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Dantas Seagri BA
Imagem de Couleur por Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Image by Silviarita from Pixabay
Arte: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Laís Rocha Ascom SeturBA
Foto: Edilson Araújo – Ascom SEC
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação - PJ
Image by Tomwieden from Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto ilustrativa: André Fofano
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Foto: Marco Barbosa/CAIXA
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Montagem: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Foto: Reprodução/Instagram de Lucas Duarte
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marta Medeiros
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Viviane Macêdo
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Filipe Nascimento
Image by Debora Alves from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil