O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) acionou o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), nesta quinta-feira (24), para cobrar do Município de Salvador a nomeação e posse de profissionais de enfermagem aprovados no último concurso público.
A reunião ocorreu na 3ª Promotoria de Justiça de Proteção da Moralidade Administrativa. Durante o encontro, o MP-BA informou que já existe uma Ação Civil Pública sobre o assunto em tramitação na Vara da Fazenda Pública.
O Coren-BA apresentou ao Ministério Público relatórios e documentos produzidos a partir de fiscalizações realizadas pelo Conselho em unidades municipais de saúde. Segundo o órgão, os documentos apontam falta de profissionais de enfermagem e unidades funcionando com equipes abaixo do dimensionamento considerado necessário.
Participaram da reunião o presidente do Coren-BA, Davi Apóstolo, a segunda-tesoureira, Rosangela Santana, e a advogada Joara Brito.
Segundo o presidente do Conselho, há profissionais aprovados no concurso aguardando convocação enquanto as fiscalizações identificam unidades com déficit de profissionais. Ele afirmou ainda que o Coren-BA acompanhará o andamento da ação.
O Conselho defende que a convocação dos aprovados pode contribuir para melhorar as condições de trabalho das equipes de enfermagem e a assistência prestada aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Coren-BA informou que continuará realizando fiscalizações e mantendo diálogo com os órgãos responsáveis sobre a situação dos profissionais de enfermagem na rede pública municipal.
Fonte: Coren-BA. Texto adaptado por Hélio Alves / Tribuna do Recôncavo.






































Imagem de Darkmoon_Art por Pixabay

Imagem de Stefano Escandiussi stecks05 do Pixabay
Imagem de Moondance por Pixabay



















Imagem ilustrativa de feraugustodesign por Pixabay









Imagem de ALBERTO H. FABREGAS do Pixabay
Image by Couleur from Pixabay

























