Samira Maria Peixoto e Luciana Luz são duas mulheres empreendedoras do Recôncavo Baiano e, embora atuem em nichos diferentes – com hidromelaria e uma startup na área de soluções para resíduos, respetivamente –, elas têm características em comum: possuem trajetórias de esforço e dedicação em seus negócios e estão concorrendo ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Ambas participam na mesma categoria: ciência e tecnologia.
Além do reconhecimento da caminhada empreendedora, o prêmio também tem como propósito inspirar mulheres de todo o Brasil a investirem em seus sonhos transformando suas realidades por meio dos negócios. As participantes concorrem na etapa estadual. As vencedoras nesta fase avançam para a etapa nacional, quando concorrerão ao título de Empreendedora Destaque do Brasil.
À frente da microempresa San’mielle Hidromelaria LTDA, em Cruz das Almas (BA), Samira revela a sensação de participar do concurso pela primeira vez. ‘É uma experiência única e desafiadora, além do reconhecimento de uma jornada repleta de dedicação, aprendizado e superação. Vejo como uma oportunidade para dar mais visibilidade à minha empresa e aos processos que realizamos promovendo, sobretudo, a sustentabilidade e o fortalecimento da apicultura na Bahia. Outro ponto importante é a questão do empoderamento feminino nos negócios, pois essa iniciativa mostra que nós, mulheres, podemos inovar e liderar setores muitas vezes dominados por homens e é meu caso na produção de bebidas’, conta Peixoto.
Quem também comemora e está na expectativa é a sócia proprietária da startup Start Solidarium, Luciana Luz. Ela investe no negócio há pelo menos dois anos e meio, no município de Governador Mangabeira. ‘É uma alegria imensa receber o reconhecimento pelo impacto gerado pelos produtos desenvolvidos e serviços realizados com o propósito de fomentar práticas sustentáveis. O fortalecimento de nossa voz potencializa nossas ações, incentivando novas empreendedoras a buscarem seus potenciais, unindo suas experiências à criatividade’, lembra ao trazer a inovação como desafio constante.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: ML Comunicação.