Um mandado de busca e apreensão foi cumprido pela Polícia Federal, nesta quarta-feira, dia 29, durante uma operação que visa desarticular uma associação criminosa especializada na obtenção de recursos do Programa de Integração Social (PIS) mediante a fraudes. A ação aconteceu na cidade de Mansidão, no oeste da Bahia.
Segundo informações da PF, a Operação “Illustrius Admissione”, aconteceu após uma investigação desenvolvida pelo Núcleo de Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos- DRCC/DPF/BRA/BA. A apuração da PF identificou um esquema criminoso relacionado à contratação fictícia de funcionários por prefeituras que tinha o objetivo de conseguir o recebimento de indenizações e rendimentos do PIS.
Os envolvidos são investigados pela prática dos crimes de estelionato majorado, inserção de dados falsos em sistemas de informações e associação criminosa, sendo que as penas somadas podem atingir o patamar máximo de 20 anos de reclusão.
Em nota, a gestão municipal de Mansidão informou que se trata de investigações de fatos anteriores e estranhos à atual administração do município, já que o cadastramento fraudulento de trabalhadores rurais do município em vínculos de emprego urbano no CNIS são datados de anos anteriores a 2021, quando o Governo de Ação e Cidadania assumiu o executivo municipal.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: G1/ Bahia